O projeto curricular e o planejamento de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Uniban / Anhanguera
Curso de Pedagogia




O projeto curricular e o planejamento de ensino
Prof.ª :Ligia




Ana Lúcia Gomes RA:3776765762
Gisleide de Jesus RA:3730722247Maria Brasilina RA:4237746680
Marcel Vieira RA:3711648315
Manoela Carvalho RA: 3768756967
Silvana MayerRA:4211812790





Abril
Osasco, 2013
Relatório Da Segunda Etapa Da ATPS De Didática E Pratica De Ensino
Para a elaboração deste relatório nos os alunos do curso de pedagogia fizemos nos presente em três salas de aulas de três escolas diferentes para observarmos o perfil do professor em meio ao dia adia dentro de suas respectivas sala de aula.
Observarmos que dos três educadores observados, cada um tem uma postura diferente do outro, pois um educador tem uma postura de organizacional, o outro uma postura mais dominante e outro uma postura controladora emocionalmente falando para poder lidar com seus alunos.
Com as posturas diferenciadas de cada educador tivermos o entendimento que cadaprofessor adota um comportamento determinado para a ocasião que dever lhe submete para que ele (a) possa trabalhar de forma correta sem perder o equilíbrio da situação que lhe é imposta.
Analisamos também a rotina destes educadores e pudemos observar dois dos professores analisados quando a sua postura e conduta juntos aos alunos agem da mesma forma e somente um dos professores analisados agem deforma diferenciada em meio a sua rotina.
Notamos que dois educadores saudavam a sala colocando na lousa o cabeçalho e fazendo a contagem verificação dos alunos no momento da chamada. Observamos também que um dos professores observados usou das tecnologias que estavam ao seu alcance para lecionar levando as crianças para assistirem um filme que elas escolhessem sendo oferecidas a elas duas opções.Observamos que ambos os três professores analisados fazem uso da lousa em que sempre são por eles colocadas de modo visível informações importantes como a data, o dia vigente para situar a criança de modo conveniente.
A lousa esta sempre em local visível a toda em todas as situações da mesma forma como as informações que nelas estão contidas sempre colocadas de modo organizada facilitando assima compreensão dos alunos em meio às atividades propostas.
Notamos que no decorrer das aulas dois dos professores não apresentaram dificuldades em mudar de atividades, pois todos os alunos acompanhavam o raciocina e a orientação dada pelo educador porem um dos professores apresentou uma notória falta de tato para com um aluno portador de necessidades especiais que não participava da atividadeproposta, sempre emitindo gritos onde aquele que esta com o domínio da sala têm de sentar-se junto ao mesmo para que possa auxilia-lo no processo de ensino e aprendizagem tendo a perceptividade de que os demais companheiros de sala já estão em um grau muito mais avançado da atividade preparada.
Com relação à motivação dos professores em questão, notamos que dois destes estão bastante motivadosmediante as tarefas a ser desempenhados em sua função de educador mesmo que tenham de trabalhar nestes dois períodos que são manhã e tarde somatizando assim um grau de stress que lhes é próprio porem notasse que os mesmos gostão do que fazem desempenhando suas funções com carinho.
Um caso nos prendeu a atenção referente à questão motivacional, pois tivemos a oportunidade de presenciar um exemplo de...
tracking img