O professor e o cuidado de si

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O professor e o cuidado de si: perspectivando a própria vida como uma obra de arte. Por que não?
The teacher and self-care: looking ahead to life as a work of art. Why not?
Juan José Mouriño Mosquera* Claus Dieter Stobäus** Edgar Zanini Timm***
Para ser grande, sê inteiro: nada Teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és No mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua todaBrilha, porque alta vive. Fernando Pessoa

RESUMO O artigo trata do cuidado de si na docência. Para tanto, considera o sentimento de humanidade de Paulo Freire e de Juan Mosquera, que precisa estar presente quando se olha e se fala sobre o professor, e algumas ideias trabalhadas por Michel Foucault sobre a dimensão do cuidado de si na possibilidade de se viver a própria vida como uma obra de arte. Otexto é um convite para que se problematize a questão do cuidado de si na docência. Compartilhando do entendimento de que o mal-estar na docência se apresenta como fruto do mal-estar na contemporaneidade neste início de século, afirma a dimensão do cuidado de si como decisiva na promoção das condições de bem-estar de um ser humano chamado professor. PALAVRAS-CHAVES Professor – Cuidado de si –Subjetivação – Mal-estar – Bem-estar – Docência. ABSTRACT The article is about the care of oneself in teaching profession. For this, we consider the humanity’s feeling of Paulo Freire and Juan Mosquera, which should be present when we look at and talk about the teacher, and also we consider other ideas worked by Michael Foucault upon the dimension of the care of ourselves when considering thepossibility of living our own life as a master-piece. The text is an invitation for problematization the issue of taking care of ourselves at teaching profession. Sharing the understanding that the discomfort at teaching profession presents itself as a result of the contemporary discomfort in the century beginning, it also affirms the dimension of the caring of ourselves as a decisive action in the promotionof conditions of well-faire of a human-being called teacher. KEYWORDS Teacher – Care of ourselves – Subjectivation – Discomfort – Well-faire – Teaching profession.
* Doutor em Psicologia da Educação, professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. ** Doutor em Ciências Humanas – Educação, professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. ***Doutor em Educação, professor titular do Centro Universitário Metodista, do IPA.
Ciência em Movimento | Ano XI | Nº 22 | 2009/2

47

O professor e o cuidado de si... TORNA-SE, POIS, NECESSÁRIO PERGUNTAR O QUE É UM PROFESSOR... Na perspectiva freiriana, nos permitimos entender que não podemos falar em educação sem ter em conta, na reflexão, que o seu núcleo fundamental é a incompletude, oinacabamento, a inconclusão humana e que é justamente por isso que nos educamos.
[o ser humano] pode refletir sobre si mesmo e colocarse num determinado momento, numa certa realidade: é um ser na busca constante de ser mais e, como pode fazer esta auto-reflexão, pode descobrir-se como um ser inacabado, que está em constante busca [...]. A educação é possível [...] porque este é inacabado e sabe-seinacabado. [...] a busca deve ser algo e deve traduzir-se em ser mais: é uma busca permanente de “si mesmo” [...]. (FREIRE, 1984, p. 27) Ao pensarmos o que seja um professor, não podemos deixar de considerar que ele é, primeiramente, um ser humano com seus potenciais energéticos, suas ideias, estruturações mentais e limitações. Como pessoa, o professor tem um passado histórico que não se mede apenaspor um relato subjetivo, mas e principalmente nas experiências que realizou e nas ações que conseguiu desencadear [...]. Como pessoa todo indivíduo procura achar um significado na vida e nas coisas da vida para, igualmente, posicionar-se sem um excessivo sentimento de perda ante o mundo dos valores e das conquistas humanas. É relevante a valorização da intimidade do professor e a sua própria...
tracking img