Planejamento operacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (421 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANEJAMENTO OPERACIONAL



O planejamento consiste em um processo para alcançar determinada posição desejada, com um modo mais eficiente e eficaz, aprimorando esforços e recursos que aorganização possui. Para isso, há vários níveis de planejamento que podem ser adotados por uma organização.

Um deles é o PLANEJAMENTO OPERACIONAL, que é o terceiro a ser praticado por uma organização.Começa com os objetivos estabelecidos no planejamento tático. É feito de diversos planos operacionais que se espalham nas diversas áreas e funções na organização, produção ou operações, finanças,mercadologia, recursos humanos, etc. Os planos operacionais cuidam da administração pela rotina, para assegurar que todos executem as tarefas e operações de acordo com os procedimentos pretendidospela empresa, para que alcance os seus objetivos. Estão voltados para eficiência (ênfase nos meios), pois a eficácia (ênfase nos fins) é problema dos níveis institucional e intermediário daempresa. Aborda cada tarefa ou operação isoladamente. O planejamento Operacional é alcançado em curto prazo.

Ajuda a identificar e isolar atitudes e consequências que podem influenciar o futuro. Sãorealizados para que haja um detalhamento das ações e um monitoramento das atividades realizadas. É um plano muito útil na gestão dos projetos, estabelecendo “o que fazer”, ”como fazer”, ”quemfazer” e “em que sequência fazer”.



Os procedimentos a tomar do Planejamento Operacional são:



Análise dos Objetivos: Quais objetivos se pretende atingir com o Plano Operacional?Exemplos: Aumentar pontos de vendas.

Treinar e Capacitar alguns funcionários.

Melhorar imagem da empresa ou manter a imagem da empresa.















Organização doTempo: São planos que selecionam com duas variáveis: tempo e atividades que devem ser executadas. Que pode ser elaborado em um cronograma, para acompanhar a evolução do plano.



Exemplo:

|...
tracking img