O professor entre o sucesso e o fracasso escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PROFESSOR ALFABETIZADOR ENTRE O SUCESSO E O FRACASSO ESCOLAR.










Resumo: O professor que se propõe a ensinar nos dias atuais deve, antes de tudo, rever seus conceitos e conhecimentos sobre seus métodos de ensino. Não basta apenas conhecer o passo a passo de cada um, mas sim, conhecer o aprendiz e a forma como ele aprende. Muitas pesquisas foram desenvolvidas com ointuito de elucidar questões sobre como o aluno aprende, como se dá esse processo, porém parece que na prática a maioria dos professores ainda não se sente à vontade para desprender-se das amarras do ensino tradicional que há tanto tempo reina nas escolas públicas e particulares do Brasil.

Palavras-chave: Aprender. Ensinar. Professor. Didática.






IntroduçãoO fracasso escolar brasileiro amplamente divulgado pelas mídias após as avaliações externas tem levado alguns professores a refletir sobre sua didática.

Esses profissionais buscam atualizar seus conhecimentos buscando diversificar e aprimorar suas práticas no qual o objetivo é que professor e aluno deve componham uma parceria de sucesso, caso contrário, os dois saemprejudicados, um por não receber o que é seu de direito o outro por se sentir fracassado na sua jornada profissional.

Para dar mais sentido a nossa discussão faz-se necessário elencar as mudanças mais significativas ocorridas na educação brasileira no século XX, pois foi nesse período que aconteceram as mais significativas mudanças na educação brasileira desde a massificação da educaçãopública e gratuita até criação da LDB – Lei de diretrizes e Bases da Educação que reorganizou e modificou tanto as práticas pedagógicas como a organização interna das Instituições educacionais.

Mesmo depois de tantas mudanças as escolas atuais ainda buscam caminhos para alcançar a tão discutida aprendizagem significativa que levará os alunos ao sucesso escolar.

Tambémentrou em jogo outro documento que nortearia o trabalho do professor - os PCNs - Parâmetros Curriculares Nacionais – no qual os conteúdos ganharam uma bagagem extra com assuntos antes pouco abordados em sala de aula, os tão falados, temas transversais.

Muito provavelmente ao invés de ajudar o professor na sua tarefa de ensinar ele viu esse documento como um excerto no conteúdo quejá não era pouco.

Além do mais entraram em cena, teóricos e pesquisadores de todas as partes buscando orientar a prática educativa colaborando com novos métodos de ensino.

O autor José Carlos Libâneo trouxe uma grande contribuição quando, de forma clara e objetiva buscou explicar em a seu livro “Didática” todos os detalhes que permeiam a escola, os alunos e osprofessores. Seu livro trata detalhadamente cada setor do ambiente escolar bem como suas relações diretas ou não e apesar de ser uma obra escrita numa outra época seus temas ainda são atuais uma vez que a barreira entre o professor e o aluno não estão claramente resolvidas entre as partes.

Mais atualmente os professores puderam contar também com outras contribuições de autores e estudiososque buscam demonstrar, através de pesquisas e comparativos que é possível transformas as relações educacionais em produto útil para a sociedade atual como veremos a seguir.




A matrícula e a permanência das crianças na escola

A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao plenodesenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho como reza a Constituição Federal em seu Art.205.
 
A Constituição Federal de 1988, seguida pelo Estatuto da Criança e do Adolescente o ECA, e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB abre as portas da escola pública a todos os brasileiros. Portanto, nenhuma criança, jovem ou...
tracking img