sucesso e inssucesso escolar

1237 palavras 5 páginas
SUCESSO E INSUCESSO ESCOLAR
O tema sucesso-insucesso escolar está posto pela realidade social com toda premência. No nosso entender o que resulta pouco atraente não é o tema que continua desafiante, mas a forma de encará-lo. O que continua preocupante não é apenas a teimosia com que se repetem por décadas os mesmos índices de reprovação, mas, também, a teimosia em continuarmos fazendo as mesmas análises clínicas e individuais. Como se estivéssemos diante de uma epidemia, uma doença crônica que se impõe à nossa competência profissional e à nossa ousadia pedagógica. Esse caráter objetivo, anterior, do fracasso, como algo externo ao processo de ensino e à sua organização, parece-me um dos aspectos mais preocupantes. Insucessos:
O insucesso escolar é um tema relevante e polêmico que requer atenção no espaço escolar.
Ele tem sido foco de constantes discussões por estar intimamente atrelado a questões como: reprovação, evasão, indisciplina, erro, fracasso escolar. Pretende-se despertar um olhar sensível sobre o tema em foco, (des) construindo conceitos acumulados culturalmente, rompendo com alguns tabus marcantes no imaginário da instituição – a Escola.
Experiências de sucesso e fracasso são comuns à todos os seres humanos, independente da cor, raça, credo, gênero, etc. A palavra fracasso ganha um viés conotativo e soa como algo desagradável. Ao juntar-se ao termo “escolar” sua sonoridade nos desloca para uma realidade a qual conhecemos, particularmente, muito bem, por estarmos mergulhados neste contexto: a escola. A grande parte dos educandos percorre um longo caminho: 200 dias letivos e 800 horas em cada série/ano a fim de garantir o sucesso em todas as disciplinas do currículo escolar e garantir a aprovação. Nem sempre esse sucesso é alcançado. Algumas vezes são interrompidos no meio do caminho.
Se recorrermos a nossa memória, certamente nos lembraremos de muitas experiências de insucesso, inclusive aquelas vividas no seio da escola e que para

Relacionados