O processo empresarial atual

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Ao analisamos sobre a economia, logo nos lembramos da situação atual vivida pelas empresas, recordando do progresso em que está passando, há também o papel da matemática nas organizações, como ela contribui, quem as utiliza,percebemos nos telejornais todos os dias a variação do dólar, o que temos haver com isso? Os cálculos de juros, os lucros, prejuízos, as expectativas futuras emrelação ao progresso empresarial. Além do mais, a questão ambiental das empresas, onde existe o ambiente interno, composto pelos funcionários e situações lidadas e o ambiente externo: no qual influencia a empresa como, por exemplo: o governo, um gestor municipal que sanciona uma lei de micro e pequena empresa. Valelembrar ainda os aspectos jurídicos do empresário, sendo sociedade anônima, simples, limitada, em nome coletivo e observaremos um simples exemplo pratico de como a contabilidade empresarial contribui nesse processo de alavanca que faz das organizações empresariais uma perspectiva de geração de emprego, renda referência no avanço econômico, sendo elas motivo de estudo tanto nas ciênciasadministrativas e contábeis como nas opiniões dos consumidores e até governos municipais, estaduais e Federal.




O PROGRESSO EMPRESARIAL ATUAL

É fundamental o conhecimento da matemática na área administrativa empresarial, nós até percebemos falar em vários números, por exemplo: nos jornais, a variação da economia, o lucro, o prejuízo, a expectativa para o comercio nacional. Nos consumidorestambém utilizamos cálculos financeiros, seja para calcular prestações ou analisar compensações ao nosso bolso e qualidade. Para os contadores é importante as praticas matemáticas no seu dia a dia, pois auxiliam na precisão, na rapidez, no desenvolvimento e bons resultados, um contabilista ajuda no progresso de uma organização, ou seja, ele é responsável para apurar, contabilizar, registrar etransmitir as informações no que interessa as contas financeiras patrimoniais na entidade, auxiliando de certa forma o empresário e usuários. Um exemplo bastante comum, a gente pode analisar como anda o crescimento nas micro e pequenas empresas na região nordeste, que não deixou de ser afetada pelos bons rumos econômicos, seja nos ramos de papelarias, supermercados, com as chuvas que vem ocorrendoaumenta a lavoura e há impacto no varejo, e todos saem ganhando, nas lojas de roupas, porque aumentou o poder de compra, nas lojas de eletrodomésticos, quer dizer, toda sociedade tem ou precisara renovar sua casa com esses produtos, e outra, uma lanchonete ciente da boa safra e repasse para as cidades, aumenta as vendas, com isso matematicamente a probabilidade de trocar, aumentar ou inovar aparelhoselétricos cresce, entra em cena a utilidade matemática. O jornal do comércio em 09 de fevereiro de 2011 destaca do seguinte: os micros e pequenos empresários gaúchos então confiantes quanto ao desempenho dos negócios neste ano. Segundo a sondagem realizada pelo SEBRAE referente aos últimos três meses de 2010, 79% dos entrevistados acreditam no crescimento do empreendimento em 2011, com destaquepara os setores de comércio (80%) e de serviços (83%). “Temos uma expectativa positiva para o mercado, trezentas mil empresas acreditam em desenvolvimento este ano; se cada uma delas investir nisso a movida economia será grande”, afirmou Vitor Augusto Koch, presidente do conselho administrativo do SEBRAE.
Além do mais, o ambiente externo faz pressão sobre as organizações, alterando a maneiracomo ela opera e sua habilidade para adquirir recursos escassos (a mão-de-obra, materiais, recursos financeiros, tecnologia, etc.).
Eles influenciam de certa forma o desenvolvimento da entidade, Silva diz o seguinte: “Ambiente externo são as forças que estão fora dos muros da empresa e que irão interferir na forma como ela irá se comportar perante o mercado”. Podemos destacar aqui os aspectos...
tracking img