Vestibular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Processo Seletivo
Biologia Física Língua Estrangeira Língua Portuguesa Literatura Brasileira Matemática Química

I

Ministério da Educação

Inscrição:

Para responder às questões de números 01 a 05, leia o texto a seguir.

Desafios da memória
Amanda Nogueira

Em geral, lembrar – seja um compromisso, o rosto de um conhecido, o que o professor ensinou na aula anterior ou a data deaniversário de um amigo – é muito útil. Não por acaso as pessoas se sentem tão ameaçadas quando percebem que a memória começa a Ihes pregar peças. O desgaste da capacidade de reter e acessar informações (principalmente as mais recentes) surge à medida que o tempo passa, mas pode ser agravada por fatores como 5 noites maldormidas, alimentação inadequada, falta de concentração e acomodação aocotidiano. A boa notícia é que algumas atitudes que podem ser incorporadas à rotina ajudam a melhorar o desempenho nessa área. Mas é preciso esforço. Como ocorre com a maioria de nossas habilidades, quanto mais as exercitamos mais elas se desenvolvem. Isso vale para os treinos da musculatura, idiomas ou aprendizado de algum instrumento musical. No caso da memória, em especial, é importante desafiar-se abuscar novos aprendizados. Se você trabalha em um 10 escritório, uma boa pedida pode ser aulas de dança (ainda que essa atividade lhe pareça distante de seu universo). Se for um dançarino avesso à informática, pode aprender a lidar com computador; se trabalhar com vendas, o exercício de jogar xadrez será um desafio. Ou seja, ofereça a seu cérebro a possibilidade de se surpreender – e até errar,por que não? A novidade estimula os circuitos neurais. Outra providência importante para quem quer exercitar a memória é aprender a relaxar. Para a maioria das pes15 soas é impossível focar a atenção em algo se elas estiverem sob tensão. Um hábito simples, que ajuda a direcionar a concentração para o que queremos, é o famoso "contar até 10": basta prender a respiração por dez segundos e soltá-Ialentamente. Também vale lembrar que é contraproducente tentar guardar todos os fatos que acontecem, o melhor é focalizar a atenção e se concentrar naquilo que parece de fato importante, procurando afastar os demais pensamentos.
www.mentecerebro.com.br

1

01
Assinale a alternativa INCORRETA.

A

Em "inadequada" (l. 5) e "impossível" (l. 15), o prefixo indica negação. Mediante a retirada dosufixo "mente", as palavras "principalmente" (l. 4) e "lentamente" (l. 17) se tornariam adjetivos. As palavras "maldormidas" (l. 5) e "contraproducente" (l. 17) são formadas, respectivamente, por justaposição e derivação sufixal. A palavra "novidade" (l. 13) é um substantivo derivado de um adjetivo devido à presença do sufixo "dade", que significa qualidade. Nas palavras "professor" (l. 1) e"alimentação" (l. 5), há sufixos que formam, respectivamente, um nome de agente e um nome de ação.

B

C

D

E

01

Processo Seletivo 1

02
Dentre os recursos gramaticais usados para estabelecer coesão referencial, estão os pronomes. Assinale a alternativa em que o pronome NÃO retoma o referente indicado no texto.
A B C D E

"lhes" (l. 3) remete a "as pessoas" (l. 2) "que" (l. 6)refere-se a "algumas atitudes" (l. 6) "as" (l. 7) refere-se a "nossas habilidades" (l. 7) "seu" (l. 12) refere-se a "cérebro" (l. 12) "la" (l. 17) refere-se a "respiração" (l. 16)

03
Com relação à organização das informações, o texto apresenta
A B C D E

três alternativas em que o ato de lembrar tem utilidade. três causas para o agravamento do desgaste da capacidade de reter e acessarinformações. duas alternativas de exercícios para desenvolver habilidades. três sugestões de atividades que desafiam a novos aprendizados. quatro hábitos simples que ajudam a direcionar a concentração.

04
Julgue se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ( ( ( ) Por ser um texto informativo, não foram usadas estratégias de interação autor/leitor. ) O pronome "você" (l. 9), assim como...
tracking img