Sistema cardiovascular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema cardiovascular ou circulatório
O caminho do coração:
Coração, vasos sanguíneos e sangue formam o sistema circulatório – ou sistema cardiovascular (pela nova nomenclatura). Para ter uma idéia geral do sistema circulatório, observe a figura:
O coração é um órgão musculoso, que se contrai e impulsiona o sangue para as artérias. Artérias são vasos sanguíneos que levam o sangue do coraçãopara outras partes do corpo. O lado esquerdo do coração bombeia sangue pela artéria aorta. Por isso esse sangue, rico em oxigênio, é chamado de sangue arterial. A aorta se ramifica em outras artérias, que se espalha pelo corpo e vão se tornando cada vez mais finas, até se transformarem em vasos microscópicos, os capilares sanguíneos.
O oxigênio e os nutrientes saem dos capilares e entram nascélulas, enquanto o gás carbônico e os outros resíduos das atividades das células (excretas) saem das células e entra nos capilares, o sangue arterial dos capilares transforma- se, assim, em sangue venoso.
Os capilares vão se reunindo e forma vasos cada vez maiores, as veias, que trazem o sangue de volta para o coração, de onde ele será bombeado para os pulmões. O sangue venoso entra no coração porduas veias: a veia cava superior, que recolhe sangue das partes acima do coração (cabeça, braços), e a veia cava inferior, que recolhe sangue das partes abaixo do coração.
As veias são vasos que trazem o sangue das outras partes do corpo para o coração. Essa circulação que leva o sangue rico em oxigênio para o corpo e traz de volta para o coração o sangue pobre em oxigênio e rico em gás carbônicoé chamado de grande circulação ou circulação sistêmica. (distribui sangue para todos os órgãos do corpo). O sangue pobre em oxigênio entra pelo lado direito do coração.

Ao se contrair, o coração manda o sangue pobre em oxigênio para os pulmões por meio das artérias pulmonares (uma para cada pulmão). Nos pulmões, o sangue rico em gás carbônico transforma- se em sangue oxigenado: perde gáscarbônico e ganha oxigênio. Esse sangue volta em seguida para o coração por meio das veias pulmonares e é então bombeado para as células (circulação pulmonar), ((também conhecida como pequena circulação, por levar sangue apenas para os pulmões)). São quatro as veias pulmonares: duas vindas do pulmão direito e duas vindas do pulmão esquerdo. Acerca de 160 mil quilômetros de vasos no organismo.
O coraçãoimpulsiona o sangue
Se ficasse abrindo e fechando uma das mãos cerca de 70 vezes por minuto, em pouco tempo seus músculos estariam doloridos e cansados e você teria de parar. Mas o coração bate, em média, 60 a 70 vezes por minuto – quando estamos em repouso-, contraindo e relaxando, alternadamente, a vida toda.
O coração é envolvido por uma membrana dupla, o pericárdio, e possui quatrocavidades: dois átrios (antes conhecidos como aurículas) e dois ventrículos. O sangue penetra no coração pelos átrios, que se contraem e mandam o sangue para os ventrículos. Quando os ventrículos se contraem, o sangue é impulsionado para as artérias.
A contração do músculo cardíaco é chamada sístole, e o relaxamento diástole. Entre cada átrio e ventrículo correspondente existem válvulas que podem seabrir e se fechar. Isso faz o sangue circular sempre no mesmo sentido (do átrio para o ventrículo) e impede que aja refluxo. Cada valva é formada por peças chamadas válvulas. Por tanto, valva é um conjunto de válvulas. Existem valvas também entre o ventrículo e a saída das artérias do coração.
A valva atrioventricular direita (nome oficial) é chamada também de tricúspide, porque é formada por trêspeças ou válvulas tri: ”três”; cúspides: “peça”. A valva atrioventricular esquerda (nome oficial) é chamada também de bicúspide ou mitral- bi: “dois”; mitra é um barrete (espécie de chapéu) com duas faixas usadas pelos bispos. Já as valvas entre os ventrículos e as saídas das artérias são chamadas de valvas do tronco pulmonar e valva da aorta. Cada uma é formada por três válvulas presa as...
tracking img