Sistema cardiovascular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Anatomia Sistema Cardiovascular Profª Simone Farsura

SISTEMA CARDIOVASCULAR

Anatomia e Fisiologia Cardíaca

O coração é um órgão muscular oco responsável pelo bombeamento do Sangue. Localiza-se no mediastino, que é o espaço no centro do tórax compreendido entre os dois pulmões. Está sobre o diafragma e inclinado para a esquerda.

fonte:http//www.home.fmh.pt

Possui três camadas sendoelas:  Endocárdio: revestimento interno do miocárdio que está em contato com o sangue. Miocárdio: camadas intermediárias, musculares. Epicárdio: camadas externas, superficiais.

1

Anatomia Sistema Cardiovascular Profª Simone Farsura

Envolvendo o coração, encontra-se uma camada fibrosa fina com função de proteção do órgão chamada pericárdio. Entre esta camada e a superfície docoração há um discreto espaço na qual é preenchido por uma quantidade de mínima de líquido, que tem a função de lubrificar a superfície e reduzir o atrito, durante a contração do músculo cardíaco. Olhando internamente este órgão, nota-se 4 divisões denominadas câmaras sendo 2 átrios e 2 ventrículos.

Anatomia do coração Anatomicamente são duas bombas (câmaras) de cada lado (D e E). À direita estão oátrio e ventrículo direito que são separados por uma válvula chamada de tricúspide, por onde passa sangue venoso.
2

Anatomia Sistema Cardiovascular Profª Simone Farsura

À esquerda estão localizados o átrio esquerdo e ventrículo esquerdo separados pela válvula mitral (ou bicúspide) por onde passa sangue arterial. Essas válvulas localizam-se entre os átrios e os ventrículos e denominamseválvulas átrio-ventricular. Existem ainda duas válvulas chamadas de semilunares que estão situadas entre cada ventrículo e sua artéria correspondente, ou seja, a válvula entre o ventrículo direito e a artéria pulmonar chama válvula pulmonar, aquela localizada entre o ventrículo esquerdo e a aorta é a válvula aórtica. A função das válvulas é a de manter o fluxo sanguíneo sempre em uma mesma direção. Ascâmaras cardíacas são separadas por estruturas chamadas de septos. Entre os átrios existe o septo interatrial Entre os ventrículos existe o septo interventricular Entre os átrios e os ventrículos existe o septo atrioventricular. O peso do coração varia em torno de 300 g embora suas dimensões podem ser influenciadas pela idade, sexo, peso corpóreo, freqüência da atividade física e cardiopatia.Irrigação sanguínea do Coração As artérias coronárias são vasos que fornecem sangue para o músculo cardíaco (irrigação e suprimento de oxigênio). São duas artérias principais, as Coronarianas Direita e Esquerda (que se originam da Artéria Aorta). A artéria Coronária D irriga o nó sinusal, o átrio D, parte do ventrículo D, o nódulo A.V. e parede posterior do V.E. A artéria Coronária E irriga a maiorparte do V.E., parte do ventrículo D e o septo interventricular. 1 - ramo da artéria aorta 2 - artéria coronária esquerda 3 - artéria descendente anterior 4 - artéria circunflexa 5 - artéria coronária direita

3

Anatomia Sistema Cardiovascular Profª Simone Farsura

fonte;http//www.fac.ar circulação do coração Função Cardíaca O coração tem a função de bombear sangue para os tecidos,suprindoos de oxigênio e outros nutrientes, ao mesmo tempo retirando dióxido de carbono e outros produtos de degradação metabólica. O volume ejetado pelo coração direito é totalmente distribuído para os pulmões através da artéria pulmonar, enquanto que o sangue ejetado pelo coração esquerdo segue para o restante do corpo através da aorta. Essas duas bombas ejetam o sangue simultaneamente, eaproximadamente na mesma velocidade de ejeção. Circulação coração – pulmão – coração (ou pequena circulação) O sangue sai do coração através do ventrículo direito, passa pela válvula semilunar pulmonar, segue seu curso para a artéria pulmonar e chega nos pulmões onde ocorre a hematose (oxigenação ou troca gasosa através da respiração); o sangue agora oxigenado sai dos pulmões através das veias...
tracking img