Lixo: cada coisa em seu lugar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa busca refletir a conscientização da sociedade em relação ao consumo e descarte de produtos, visando reduzir o impacto ambiental à luz da educação, da saúde e da administração sob uma ótica global.
Visa ainda promover uma discussão a fim de sensibilizar o individuo a construir a consciência sócio-ambiental, tornando-o um cidadão planetário com responsabilidade social ecooperativo na melhoria da qualidade de vida para um ambiente sádio.
Diante do contexto social atual e da estrutura comercial salientada pelo capitalismo, tendo como base o estilo de vida nos grandes centros urbanos, responsáveis por um enorme impacto ambiental, surge a necessidade de estabelecer uma relação de equilíbrio e de coletividade entre ser humano e meio ambiente. Este equilíbrio serápossível por meio de ações conscientizadoras relacionadas à temática discutida, concretizando-se por meio de ações que classificam e separam o lixo possibilitando uma reutilização em novas produções sem a necessidade de agredir a natureza. A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nospaíses desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.

OBJETIVOS GERAIS
O objetivo principal deste trabalho é informar a importância dos cuidadosnecessários, e urgentes, com o meio ambiente, sugerindo maneiras e estratégias simples, econômicas e práticas de reduzir a produção individual e coletiva de resíduo, a partir da reciclagem e do reaproveitamento.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Estimular atitudes pessoais e empresarias voltadas para a reciclagem de resíduos sólidos.
- Conscientizar a gestão sustentável nas empresas para diminuir o desperdíciode matéria-prima e desenvolvimento de produtos com baixo consumo de energia.
- Buscar uma educação que contribua para a adoção de ações de sustentabilidade que garantam a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana.

PROBLEMA E QUESTÃO CENTRAL DA PESQUISA
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambientetambém gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção. Nesta perspectiva a questão fundamental é Como conscientizar a sociedade individual e coletivamente dosbenefícios da redução e do aproveitamento do lixo reciclável, tornando cultural esta atitude?

QUESTÕES DE INVESTIGAÇÃO
1 – Quais ações as empresas já realizam para diminuir o impacto no meio ambiente, causado pelo lixo produzido na elaboração dos seus produtos finais?
2 – De que forma as escolas têm incluído a questão ambiental no currículo escolar?
3 – A conscientizaçãoreduzir-reutilizar-reciclar, oferece quais benefícios à saúde da população?

HIPÓTESES E PRESSUPOSTOS

Na realização dessa pesquisa foram utilizadas como referência bibliográficas o levantamento em sites de empresas, como:
Coca-Cola Brasil que vem reduzindo o peso das embalagens PET, empregando menor quantidade de resina. Essa ação tem gerado redução de 13 mil ton/ano, ou o equivalente a não fabricação de 270milhões de embalagens de dois litros. Bem como a reutilização delas.
Para se ter idéia, já produzem uma embalagem PET nova a partir da resina PET reciclada. E ainda utilizam o PET reciclado, na fabricação de displays promocionais e camisetas (malha é feita com 50% de resina PET reciclada).
E participa do programa de Política Nacional de Resíduos Sólidas promovendo a inclusão socioeconômica dos...
tracking img