Quinta discplina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
HIDROCABONETOS São os compostos orgânicos mais simples. Constituídos somente de carbono e hidrogênio. Nomenclatura segundo regras da IUPAC: Prefixo + Intermediário + Sufixo O prefixo (parte inicial do nome) indica o número de carbonos presentes na molécula:
Nº de átomos de C Prefixo Nº de átomos de C Prefixo Nº de átomos de C Prefixo Nº de átomos de C Prefixo

1 2 3 4 5 6

met et prop butpent hex

7 8 9 10 11 12

hept oct non dec undec duodec

13 20 21 22 30 31

tridec eicos uncos duocos triacont untricont

32 40 41 50 90 100

duotricont tetracont untetracont pentacont nonacont hect

O intermediário indica o tipo de ligação entre os átomos de carbono. Intermediário Tipo de ligação an simples en dupla in tripla O sufixo (parte final) indica a função orgânica, que serãodados conforme forem sendo apresentadas cada função, alguns exemplos: Função Sufixo hidrocarboneto o álcool ol aldeído al Em caso de cadeias insaturadas deve-se indicar no nome a localização da insaturação quando houver mais de uma posição possível para ela. Essa localização é feita numerando-se os carbonos a partir da extremidade mais próxima da insaturação e escrevendo-se na frente dointermediário (indicativo do tipo da insaturação) o menor dos dois números que recaiam sobre os carbonos da dupla ou tripla ligação. O mesmo acontece com compostos com mais de uma insaturação, usandose, então, os dois números na frente do intermediário do nome do composto separados por vírgula. Quando uma molécula apresenta cadeia cíclica, deve-se acrescentar a palavra ciclo antes do nome.

ALCANOS Osalcanos (ou parafinas) constituem uma família de hidrocarbonetos. O primeiro membro desta família é o metano CH4, onde o átomo de carbono está covalentemente ligado a quatro átomos de hidrogênio.

1

Fórmula estrutural do metano:

H H C H H

O segundo membro é o etano C2H6

H H C H

H C H H

A fórmula estrutural do etano pode escrevendo-se uma fórmula estrutural condensada: CH3— CH3 ouCH3CH3 etano

ser

simplificada

Fórmulas condensadas são a maneira mais comum de representar moléculas orgânicas. Fórmula feral dos alcanos: CnH2n+2 Nomenclatura: prefixo + intermediário + terminação Onde: intermediário = an terminação = o Misturas de alcanos são encontradas no petróleo e no gás natural. Ambos são produtos de pressão e calor prolongados sobre matéria orgânica vivaenterrada. O gás natural é 60% a 95% metano e contém pequenas quantidades de etano, propano, butano e pentano. O petróleo contém uma mistura mais complexa de alcanos, assim como outros compostos orgânicos. Os alcanos do petróleo podem ser separados por destilação fracionada em várias misturas chamadas frações. A tabela abaixo apresenta as frações típicas do petróleo.
Nº de átomos de C 1-5 6-10 11-12 13-1718-25 26-38 acima de 39 Classificação gases naturais gasolina querosene óleo combustível leve óleo combustível pesado lubrificantes asfalto Ponto de ebulição (ºC) abaixo de 40 40-180 180-230 230-305 305-405 405-515 acima de 515

Isômeros e Radicais Alquila Os hidrocarbonetos descritos até aqui consistem de cadeias não ramificadas de átomos de carbono. Alguns, porém são cadeias ramificadas, nasquais um átomo de carbono é ligado a mais de dois outros átomos de carbono. As fórmulas estruturais a seguir representam quatro diferentes alcanos de cadeia ramificada:

2

CH3 a) CH3 CH CH3 b) CH3 CH2 CH CH3 c) CH3 CH2 CH2 CH2 CH2 CH3 CH3 CH3 CH2 CH3 CH2 CH2 CH3 d) CH3 C CH2 CH3

CH3 CH 3 CH3 e) CH CH

Embora estas cinco moléculas tenham a mesma fórmula C6H14, os átomos nestas moléculasnão estão interligados da mesma maneira. Elas são isômeros, chamadas de isômeros estruturais porque tem diferentes estruturas. Uma vez que as estruturas moleculares diferem, suas propriedades também diferem. Por exemplo, os pontos de congelamento deste cinco líquidos variam de -95ºC a -153ºC. As “ramificações” nas moléculas a, b, d e e são partes de alcanos. Cada uma é um radical alquila, um...
tracking img