Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Ciências da Saúde
Departamento de Enfermagem
Curso de Especialização em Enfermagem Oncológica

Maria Gilvani Kinel Bolomini

Módulo IV – Oprocesso de cuidar em oncologia - o cuidado de enfermagem em sistemas de rede
Atividade 5 - Síntese reflexiva sobre os aspectos culturais, psicossociais e éticos e sua relação com os sobreviventes porcâncer.

A medicina caminha a passos largos para o tratamento de muitos dos problemas de saúde que afligem a população.
Novas técnicas, medicamentos de última geração, muita pesquisa. Tudo comobjetivo de prolongar e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Apesar dos avanços da medicina no tratamento do câncer e do aumento de informações veiculadas pela mídia, o câncer ainda equivale,muitas vezes, a uma"sentença de morte", comumente associado a dor, sofrimento e degradação. O significado que um diagnóstico de câncer tem para um individuo em particular é altamente pessoal dependem decaracterísticas individuais, tais como: história de vida, contexto cultural e social, espiritualidade e opção sexual.
Os resultados no tratamento do câncer não dependem apenas de fatores ligados adoença. Além do estadiamento clinico, tipo histológico do tumor, condições gerais do individuo, planejamento e protocolo terapêutico, são fundamentais na sobrevida a reintegração familiar, social e aqualidade de vida.
De modo geral, a formação cultural influencia na vida das pessoas em diversos aspectos: suas crenças, comportamentos, percepções, emoções, linguagem, religião, rituais, estruturafamiliar, dieta, modo de vestir, imagem corporal, conceitos de tempo e espaço, atitudes frente à doença e outras desventuras, podendo todos, apresentar implicações para a saúde e para a sua assistência.A partir do diagnostico e para uma avaliação da qualidade de vida, um individuo com câncer é considerado um sobrevivente. Durante a experiência, o individuo primeiro luta para vencer a doença e... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 03). O processo de cuidar em oncologia - o cuidado de enfermagem em sistemas de rede. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Processo-De-Cuidar-Em-Oncologia/136183.html

MLA

"O processo de cuidar em oncologia - o cuidado de enfermagem em sistemas de rede" TrabalhosFeitos.com. 03 2012. 2012. 03 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Processo-De-Cuidar-Em-Oncologia/136183.html>.

MLA 7

"O processo de cuidar em oncologia - o cuidado de enfermagem em sistemas de rede." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2012. Web. 03 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Processo-De-Cuidar-Em-Oncologia/136183.html>.

CHICAGO

"O processo de cuidar em oncologia - o cuidado de enfermagem em sistemas de rede." TrabalhosFeitos.com. 03, 2012. Acessado 03, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/o-Processo-De-Cuidar-Em-Oncologia/136183.html.