Case olympikus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Construção de uma Marca Internacional de Tênis

Case elaborado por Prof. Tiago Pinto formado em administração pela PUC/RS, especializado em marketing pela PUC/RS, especialização em marketing esportivo pela New York University e mestrado em gestão empresarial pela UFRGS.

Destinado exclusivamente ao estudo e discussão em classe, sendo proibida a sua utilização ou reprodução em qualquer outraforma. Direitos reservados ESPM/EXAME.

www.espm.br centraldecases@espm.br (11) 5085-4625

*Resumo

Este caso descreve a origem da marca Olympikus, sua evolução e os motivos que levaram a Azálea a lançá-la, relançá-la e expandi-la internacionalmente. Aspectos referentes a um cenário competitivo também serão apresentados junto com procedimentos adotados pela Azálea para a expansão da marcaOlympikus.
PALAVRAS-CHAVE: Olympikus, tênis, expansão de marca.

*Abstract

This case describes the origin of the brand Olympikus, its evolution and the reasons that propelled Azaléa to launch it, divulge it again and expand the brand internationally as well. Aspects concerning a competitive scenario will be presented along with the procedures adopted by Azaléa aiming at Olympikus expansion.KEYWORDS: Olympikus, snickers, brand expansion.

* Ana Lúcia Moura Novais

www.espm.br/publicações 

Estrutura do Case

• • • • • • • •

Introdução A História do Tênis Investimento em Comunicação O Endoso dos Ídolos O Casamento com a Moda O Mercado do Tênis no Brasil A Olympikus A Olympikus

www.espm.br/publicações 

1. Introdução
O tênis hoje é um objeto tão popular, de usotão generalizado que fica difícil imaginar que em sua origem era apenas um calçado esportivo usado somente por atletas na prática esportiva. Foi somente nos últimos 30 anos que este produto saiu das pistas e quadras esportivas para tomar conta das ruas, pistas (de dança) e das arquibancadas de todo o mundo. É para produzir e vender este produto que a Calçados Azaléia S.A. direciona seus esforços naconstrução da marca Olympikus. Segmento de maior valor na indústria de calçados, o tênis, que na origem desta indústria fundada em 1958 no município de Parobé no interior do Rio Grande do Sul, nem fazia parte da sua linha de produtos, hoje já representa 40% do seu faturamento. Este caso mostrará as origens desta marca, sua evolução e as razões que levaram a Azaléia a lançá-la, relançá-la eexpandi-la pelo mundo. Será visto, também, um cenário da competição neste segmento de produto para ajudar na compreensão dos caminhos adotados pela Azaléia para o crescimento da Olympikus.

mãs Adidas e Puma, todas com faturamento mundial acima de US$ 1 bilhão por ano. No caso da Nike, líder mundial, seu faturamento já alcança quase US$ 15 bilhões.

3. Investimentos em Comunicação
Este movimento depopularização do tênis está intimamente ligado à sua exposição nos meios de comunicação. A qualquer momento o tênis está presente em todas as casas do mundo através da televisão, de revistas e jornais. Sejam os últimos comerciais preparados pelas marcas, sejam as transmissões de futebol onde todas as camisetas e chuteiras têm o logo da marca oficial em tamanho grande o suficiente para não passardesapercebido, seja o artista popular se apresentando em um programa de auditório com o último lançamento nos pés.

4. O Endosso dos Ídolos
Outro recurso utilizado ao longo dos anos pelas marcas esportivas tem sido o tênis assinado pelos maiores ídolos do esporte. Dessa forma, as empresas procuram direcionar para os seus produtos o carinho e a admiração que estas figuras despertam no público. Écomo se os compradores dos produtos pudessem ter um pouco da magia dos seus ídolos nos seus pés.

2. A História do Tênis
A origem do calçado esportivo como é conhecido hoje remonta ao século XIX, com as primeiras sandálias de croquete, esporte nobre inglês. Já no século XX a necessidade de tênis adaptados à prática de basquete fez com que algumas indústrias que trabalhavam no processamento de...
tracking img