O problema do sofrimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 168 (41974 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PROBLEMA DO SOFRIMENTO
C.S.LEWIS

Título do original em inglês publicado pela Wm. Collins Sons & Co. Ltd. THE PROBLEM OF PAIN Copyright ©1940 por C.S. Lewis Tradução de Neyd Siqueira 1ª edição brasileira em dezembro de 1983 2ª edição brasileira em setembro de 1986 Scaneado e distribuído sem quaisquer fins lucrativos pelo Herbert Lopes, devido ao esgotamento completo da obra em todas aslivrarias no ano de 2002.

O Autor Nascido na Irlanda em 1898, C. S. Lewis estudou no Malvern College durante um ano, recebendo a seguir uma educação ministrada por professores particulares. Ele formou-se em Oxford, tendo trabalhado como professor no Magdalen College de 1925 a 1954. Em 1954 tornou-se Catedrático de Literatura Medieval e Renascentista em Cambridge. Foi um conferencista famoso epopular, exercendo grande influência sobre seus alunos.

C.S. Lewis conservou-se ateu por muitos anos, tendo descrito sua conversão no livro “Surprised by Joy”: “No Termo da Trindade de 1929 entreguei os pontos e admiti que Deus era Deus.., talvez o convertido mais desanimado e relutante de toda a Inglaterra.” Foi esta experiência que o ajudou a compreender não apenas a apatia mas também aresistência ativa por parte de certas pessoas em aceitarem a idéia de religião. Como escritor cristão, caracterizado pelo brilho e lógica excepcionais de sua mente e por seu estilo lúcido e vivo, ele foi incomparável. O Problema do Sofrimento, Cartas do Coisa-Ruim, Cristianismo Autêntico, Os Quatro Amores e As Crônicas de Nárnia são apenas algumas de suas obras mais vendidas. Ele escreveu também livrosexcelentes para crianças e outros de ficção científica, além de muitas obras de crítica literária. Seus trabalhos são conhecidos por milhões de pessoas em todo o mundo através de traduções. C.S. Lewis morreu a 22 de novembro de 1963, em sua casa em Oxford, Inglaterra.

2

Outros livros pelo mesmo autor: Cartas do Inferno Cristianismo Puro e Simples O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa O Cavalo eseu menino O Príncipe Caspian A Batalha Final Longe do Planeta Silencioso Milagres Perelandra O Grande Abismo Os Quatro Amores Índice Prefácio ...............................................................................7 l. Introdução ...............................................................................9 2. A Onipotência Divina..........................................................19 3. A Bondade Divina ......:....:...................................................27 4. A Maldade Humana ........:.......:............................................40 5. A Queda do Homem ............................................................50 6. O Sofrimento Humano ...............:.:......................................64 7. O Sofrimento Humano(continuação)..................................79 8. O Inferno .............................................................................85 9. O Sofrimento dos Animais ......:..........................................93 10. O Céu ..............................................................................104 Apêndice ................:........................................................l12

3

Prefácio Quando o Sr. AshleySampson sugeriu-me que escrevesse este livro, pedi licença para fazê-lo anonimamente, desde que, se tivesse de dizer aquilo que realmente penso sobre o sofrimento, seria forçado a fazer declarações aparentemente tão fortes que se tomariam ridículas se alguém soubesse quem as fizera. O anonimato foi rejeitado como inconsistente com a série; mas o Sr. Sampson afirmou que eu poderia escrever umprefácio explicando que não vivia de acordo com os meus princípios! E é este divertido programa que estou agora levando a cabo. Deixem que confesse, imediatamente, nas palavras do bondoso Walter Hilton, que através de todo este livro "sinto-me tão distante de sentir realmente aquilo que falo, que não posso senão pedir misericórdia e desejar alcançar tais sentimentos na medida do possivel"1....
tracking img