Problema ambiental e o sofrimento etico politico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivamente, faça a relação entre o seu tema de pesquisa (TCC) e o texto trabalhado em aula e as questões elencadas. Elabore um texto.


Neste cenário contemporâneo precisamos fazer uma releitura da sociedade e questão social, o capitalismo tem feito um trabalho onde a divisão de classe social parece não existir pessoas com baixa renda se rendem ao consumismo usado replicas de grifesfamosas e acreditam que para fazer parte da sociedade tem que ter o estilo da sociedade burguesa, ou seja, o padrão de vida, beleza, modo de se porta na sociedade e ao invés de reivindicar seus direitos e exigir do governo políticas que atenda a comunidade. Se rendem ao capitalismo como se estivessem vendados iludidos esquecendo que o governo tem a obrigação de gerir políticas que atendam apopulação. A globalização se deu por meio das transformações político-econômicas, culturais e tecnológicas, enfatizando que a comunicação tecnológica e ideológica fez com que as sociedades deixassem de crer num projeto de economia coletivizada e passaram a acreditar que a púnica alternativa para promover o desenvolvimento social é mercado.
O Governo utiliza-se do discurso pós-moderno-revoluçãotecnológica e do neoliberalismo para se isentar da sua responsabilidade de prover os direitos dos cidadãos, diminuindo os direitos sociais conquistados pela população, privatizando os serviços públicos e passando as responsabilidades para a sociedade civil, o voluntariado, as ONGs.
Cabe ao serviço social na sua práxis a educação social como meio de sensibilizar a comunidade a exigir direitos aque venha suprir a necessidade da população e ampliar a visão para questão social. Os Assistentes Sociais tem o compromisso ético com a sociedade e acredita na transformação do mundo, na emancipação e autonomia dos cidadãos, não de forma messiânica, mas na inserção da práxis social ao ecológico buscando a totalidade dos fatos e analisando que demandas que se encontram em vulnerabilidade social sãodemandas que também estão em vulnerabilidade ambiental. Educação como elemento de transformação social (movimento integrado de mudança de valores e de padrões cognitivos com ação política democrática e reestruturação das relações econômicas), inspirada no fortalecimento dos sujeitos, no exercício de cidadania para a superação das formas de dominação capitalista, compreendendo o mundo em suacomplexidade como totalidade. Por tanto, Tratamos aqui de uma educação ambiental que se origina no escopo das pedagogias criticas e emancipatorias, especialmente dialética, em suas interfaces com a chamada teoria da complexidade, visando um novo paradigma para uma nova sociedade.
Esse processo de renovação crítica do Serviço Social foi resultado de muitas lutas e movimentos sociais, na nessaatual conjuntura que devemos realizar assim uma ação de cunho socioeducativa na prestação de serviços sociais, viabilizando o acesso aos direitos e aos meios de exercê-los, contribuindo para que necessidades e interesses dos sujeitos sociais adquiram visibilidade na cena pública e possam ser reconhecidos, estimulando a organização dos diferentes segmentos dos trabalhadores na defesa e ampliação dosseus direitos, especialmente os direitos sociais. Afirma o compromisso com os direitos e interesses dos usuários, na defesa da qualidade dos serviços sociais, e compreender as diferentes da exclusão dentro desta ação socioeducativa, ressaltando a dimensão ética da injustiça e dimensão subjetiva do sofrimento. Nele são expostos os elementos potencialmente emancipatorios daqueles que estão em situaçãode exclusão, através da práxis e políticas publicas de enfretamento da inclusão.
O nosso trabalho de conclusão de curso aborda tanto a questão social como a exclusão dos sujeitos, inclusive o direito de ter um meio ambiente saudável e auto-sustentável, vemos se falar muito em economia solidária que é a reciclagem de alguns itens que poluem a natureza como latinhas, garrafas pet,...
tracking img