O principe maquiavel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1626 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DE QUANTAS ESPÉCIES SÃO OS PRINCIPADOS E DE QUANTOS MODOS SE ADQUIREM



Os principados, as repúblicas ou qualquer domínio se descende de algumas formas: a primeira delas é através da hereditariedade, cuja herança se dá por meio sanguíneo, A outra forma é por meio da criação e da conquista, em que se cria um novo principado. Tal definição de como se obtém alguns domínios é altamenteaplicável na sociedade atual, uma vez que para alguém possuir casa, terras ou qualquer outro tipo de posse e bens, é necessário consegui-las por intermédio da herança ou pelo mérito de determinada ação. Porém, é notório que herdar tais posses é privilégio de poucos, restando apenas a opção de conquista para a maioria da população.



DOS PRINCIPADOS HEREDITÁRIOS



Quando o domínio é antigo e deordem familiar, as dificuldades de mantê-los são menores, tendo em vista que se torna necessário apenas não abandoná-lo e se portar de forma firme para evitar confrontos externos que ameacem o domínio. Esse fato é visível nos dias atuais ao seu comparar o principado à idéia de governo. Os governos mais antigos, derivados de uma estabilidade política secular, possuem maior facilidade de segovernar. A antiguidade do sistema o torna basilar e estruturado, pois existe uma sensação segurança no povo e no governo que permitem a manutenção do modelo vigente. Vide o exemplo da Inglaterra que mantém uma monarquia parlamentarista há séculos e que apesar das diversas crises vividas, continua sólida. Desse modo, em alguns casos, é óbvia a relação entre a antiguidade das instituições e a suasedimentação na sociedade.



DOS PRINCIPADOS MISTOS



Quando o principado possui desdobramentos de um já existente e quando há anexação de principados a principados antigos, se origina o principado misto. O fenômeno do principado misto pode ser observado nos dias atuais através da transição política ocorrida nas trocas de governo. O novo governo, ao assumir a posição de mandatário do poderpúblico, expurga os funcionários não concursados a fim de formar uma base política própria. Outrossim, o principado misto se manifesta em todos estado modernos devido à estrutura complexa de que advém. Isto é, são mistos por causa dos conflitos políticos e da instabilidade conjuntural que tornam a administração um duelo bilateral.



POR QUE RAZÃO O REINO DE DARIO, OCUPADO POR ALEXANDRE, NÃO SEREBELOU CONTRA OS SUCESSORES DESTE.



O que se espera de um povo dominado quando o seu dominador morre é a revolução. Porém, no caso de Alexandre isso não ocorreu, pois analisando o governo de Dario (rei dominado por Alexandre) nota-se que este era extremamente cruel, baseado na força bruta. Comparado com as políticas alexandrinas que foram mantidas pelos seus descendentes, o governoalexandrino proporcionava ao povo o respeito às leis naturais e humanas. Enquanto o poder de Dario se fundava na centralização do poder em uma figura central, o poder Alexandrino deriva do reconhecimento do poder e a sua aceitação. Traçando um paralelo com a atualidade, deduz-se que tal imagem centralizadora do poder fora substituída por uma divisão dos poderes. Além disso, a sucessão do poder depende daaprovação populacional do último.



DE A MANEIRA DE CONSERVAR CIDADES OU PRINCIPADOS, QUE, ANTES DA OCUPAÇÃO, SE REGIAM POR LEIS PRÓPRIAS.



A priori, quando se conquistam Estados que possuem suas próprias leis, é necessário escolher um dos três tipos de dominação. O primeiro deles é destruir e arruiná-los, que seria a maneira mais prática. O segundo tipo é habitá-los pessoalmente, que éa escolha mais descartada. E por último, é deixá-los viver com suas próprias leis, cobrando tributos e instituindo-lhe um governo composto de umas poucas pessoas do lugar, que sejam amigas. Dessas afirmações, depreende-se a continuidade dos costumes do povo em relação ao governo. Se o costume é forte, a simples mudança do poder dominador não ensejará a alteração da sociedade dominada. Então...
tracking img