Bibliologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BIBLIOLOGIA: CIENCIA DA HISTÓRIA E COMPOSIÇÃO DOS LIVROS SAGRADOS - PARA QUEM GOSTA DE LER E APRENDER.

1 DOUTRINAS

O Objetivo de Deus é que todos os Seus filhos cresçam na Graça e no Conhecimento (Ef. 4.11-16). A estagnação espiritual não é vontade de Deus e nem faz parte do Seu Santo Plano. O Apóstolo Paulo, escrevendo aos irmãos de Efésios, diz: “...não devemos ser como meninos, agitadosde um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.” (4.14)
Todos os filhos de Deus são convocados para conhecer a Deus, pois a própria Bíblia mostra para nós três tipos de doutrina, ou seja, de ensino:

• A Doutrina de Deus: Dt. 32.2; Pv. 4.1-27; Mt. 7.24-29; Lc. 4.32; At. 2.42; 13.12; Tt. 2.1
• A Doutrina deHomens: Mat. 15.9; Col. 2.22; Tt. 1.14
• A Doutrina de Demônios: I Tm. 4.1

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repressão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (II Tm 3.16-17 NVI)

A Bíblia é o fundamento para todo o estudo cristão. Ela é, sem dúvida, o registro das palavrase dos feitos de Deus ao longo da história. Ela não foi escrita somente para teólogos, pastores, estudiosos, etc., mas para todo o Povo de Deus.
A partir deste momento iremos estudar a matéria Bibliologia (Estudo da Bíblia), mostrando, inicialmente, que a mesma se divide em duas partes principais: O Antigo Testamento e o Novo Testamento.

Como a palavra “testamentum” significa “aliança”, emlatim, o Antigo Testamento mostra a aliança que Deus fez com o Seu povo no Monte Sinai (Ex. 19.5). Ele foi escrito pela comunidade judaica, sendo preservado durante um milênio, ou mais, até o tempo de Jesus.

Já o Novo Testamento mostra uma aliança entre o Deus Santo e a humanidade perdida, instituída pelo nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele mesmo disse: “Este é o cálice da nova aliança nomeu sangue derramado em favor de vós.” O Novo Testamento foi composto pelos discípulos do Nosso Senhor Jesus Cristo, ao longo do século I d.C.
A palavra “testamento” significa uma aliança, pacto ou acordo celebrado entre duas partes. No Antigo Testamento temos o contrato antigo, feito entre Deus e o Seu povo (Judeus), e no Novo Testamento temos a aliança entre Deus e os cristãos, através de CristoJesus.

Jesus Cristo, sem dúvida alguma, é o tema central da Bíblia, desde o
seu início até o fim. Já em Gênesis 3.15, no início, dá para perceber a presença do que se pode chamar de primeiro evangelho (Boas-Novas), mostrando Jesus como o prometido da semente da mulher. Em Apocalipse, o mesmo Jesus prometido está sentado no grande trono branco, julgando a todos os homens.
A palavra Bíblia, nalíngua grega, significa “livros”, uma coleção de livros que foi escrita ao longo de 1.200 anos, por vários autores, envolvendo um total de 40 pessoas.

2 BÍBLIA: ORIGEM, SIGNIFICADO E HISTÓRIA

Apesar da Bíblia ser uma coletânea de 66 livros, 39 no Antigo Testamento e 27 no Novo Testamento, para efeito do processo de canonização todas essas seções foram reunidas num só livro.

A palavraportuguesa “Bíblia” vem do grego “biblion” (livros). Por volta do século II d.C. os cristãos gregos já chamavam suas Escrituras Sagradas de “Bíblia” (os livros), palavra que os estudiosos dizem derivar do nome da cidade fenícia de Biblos, que era um dos antigos e importantes centros produtores de papiro (papel antigo). Dessa forma, o vocábulo “Bíblia” significa coleção de livros pequenos.,
A Bíbliafoi escrita originalmente em papiro e pergaminho (II Tm. 4.13). Enquanto o papiro era uma planta aquática, o pergaminho era feito de pele de animais, que era preparada para a escrita.

O formato da Bíblia, neste período, era de rolos, um para cada livro (Lc. 4.17-20). Também vale ressaltar que a Bíblia era toda escrita com letras maiúsculas, uma vez que a diferença entre maiúsculas e...
tracking img