O prazer da leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (993 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETÁRIA DE ESTADO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PONTES E LACERDA
DEPARTAMENTODE LETRAS
LICENCIATURA EM LETRAS

SEMESTRE: VI
DISCIPLINA: METODOLOGIA AO ENSINO DE LITERATURA
DOCENTE: SUZANE CASTRILLON
DISCENTE: MARCIA APARECIDA DE OLIVEIRA SILVA















O PRAZER DALEITURA



















PONTES E LACERDA-MT
2009/01

O prazer da leitura


Ler, prazer ou obrigação?
Na concepção da maioria dos alunos a resposta é por obrigação, ou seja, lêem para passarde ano. Essas atitudes dos alunos ocasionadas muitas vezes por professores que não sabem transmitir o prazer que a leitura nos proporciona. Segundo Kleiman (p 15) “Para formar leitores, devemos terpaixão pela leitura”. Em seu texto ela cita o autor francês Lionel Bellenger, diz que a leitura se baseia no desejo e no prazer:


Em que se baseia a leitura? No desejo. Essa resposta éuma opção. É tanto o resultado de uma observação como de uma intuição vivida. Ler é identificar-se com o apaixonado ou com o místico. É ser um pouco clandestino, é abolir o mundo exterior,despertar-se para uma ficção, abrir o parâmetro do imaginário. Ler é muitas vezes trancar-se (no sentido próprio e figurado). É manter uma ligação através do tato, do olhar, ate mesmo do ouvido( as palavrasressoam ). As pessoas lêem com seus corpos. Ler é também transformando de uma experiência de vida, e esperar alguma coisa. E um sinal de vida, um apelo, uma ocasião de amar sem a certeza de que vai amar.Pouco a pouco desejo desaparece sob o prazer. (Lionel Bellenger. Os métodos de leitura. P. 17)


Esse prazer que Belleenger diz é preciso trabalhar nas escolas, mas infelizmente não é isso queacontece no Brasil, pelo contrario a literatura parece estar ameaçada a se extinguir, segundo Perrone (p 17) “A literatura como disciplina escolar e universitária, parece ameaçada a desaparecer”,...
tracking img