Cadmio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Cádmio
Cádmio é um metal de transição, na classificação periódica está localizado no grupo IIB, é branco prateado maleável, dúctil e bom condutor de calor e eletricidade, apresenta resistência química e mecânica. O cádmio foi descoberto no ano de 1817 pelo químico alemão Stromeyer, quando do aquecimento da calamita (carbonato de zinco ZnCO3). Ao aquecer o minério em seu estado impuro eleobservou uma coloração diferente durante o experimento, suspeitando se tratar de outro metal desconhecido. O nome do elemento é proveniente do latim “cadmia” que significa calamita, em virtude do metal estar presente neste minério.
Possui:

Símbolo: Cd
Número atômico(Z): 48
Massa Atômica:112,41u
Configuração Eletrônica: 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d104p6 5s2 4d10.
Ponto de fusão: 321 ºC
Ponto deEbulição: 765ºC
Nox: Cd+2

O cádmio é um metal raro que é mais encontrado em ambientes aquáticos (águas de superfícies subterrâneas), e possui a propriedade de ser insolúvel, por isso se acumula nas gramíneas, em aves, gado, cavalos e na vida selvagem. A sua abundância na litosfera estima-se em cerca de 0,5 partes por milhão.
É um metal reativo, logo que exposto ao observa-se o aparecimento, demanchas provavelmente, óxido de cádmio. O metal reage com ácidos diluídos liberando hidrogênio, porém não reage com hidróxidos diluídos em temperatura ambiente. É resistente a ação de produtos químicos. O cádmio em pó queima em contato com o ar.
Quando fundido o metal apresenta uma coloração azulada. Apresenta propriedades semelhantes a do zinco; todos os compostos de cádmio são extremamentevenenosos e tóxicos. Não é encontrado na sua forma elementar na natureza, mas é comumente encontrado na forma de greennokite CdS. O cádmio é obtido industrialmente como subproduto da purificação eletrolítica do Cu, Pb e Zn ou por redução do CdS com Ca metálico segundo a reação:

O cádmio é usado como:
* Agente de luminescência colorida em tubos de imagem de televisores;
* Fabricação deligas níquel/cádmio para baterias recarregáveis esse é o maior direcionamento do material produzido;
* Ligas com baixo ponto de fusão para soldagem, ligas metálicas para fabricação de mancais em virtude de sua resistência mecânica;
* Ligas de cádmio com telúrio são utilizadas na fabricação de células fotovoltaicas, em virtude do baixo custo e da eficiência na captação de luz solar;
* 25%é empregado em galvanoplastia ( como revestimento ).
- É utilizado como pigmento corante nas formas:
* seleneto de cádmio: vermelho de cádmio
* sulfeto de cádmio: amarelo de cádmio
* compostos de fósforo: azuis e verdes em tubos de imagem.
O cádmio é um metal raro ao qual o homem está exposto através do ambiente, em baixos níveis. O organismo humano acumula cádmio e aos 50 anos ohomem pode estar com uma carga de 20 a 30 mg, concentrando-se nos rins e paredes das artérias.
Bioquímica – O cádmio inativa numerosos sistemas enzimáticos, por ligar-se aos grupos sulfidril das moléculas de proteína.
Fontes de contaminação – o cádmio está presente em todos os alimentos e bebidas, mas, encontra-se mais concentrado em mariscos, ostras e peixes de água salgada, alguns tipos de chá ena fumaça do cigarro. Outras fontes incluem pinturas, soldas, pigmentos, ripas galvanizadas, baterias, combustão dos automóveis, e em alguns suplementos naturais, como: dolomita e medula óssea (tutano).
A acumulação de cádmio no organismo acarreta vários problemas de saúde como a doença “Itai-Itai”. Essa doença produz problemas no metabolismo, gerando complicações: descalcificações, reumatismos.Efeitos mais graves são decorrentes da alta concentração de cádmio, que destrói o tecido testicular e as hemácias sanguíneas.
Ultimamente, causa grande preocupação a poluição ambiental resultante do descarte de baterias de telefones celulares e pilha elétrica que contém os metais tóxicos níquel e cádmio.
Absorção e excreção – Aparentemente, não existe sistema que regule o metabolismo de...
tracking img