O potencial hidrico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1862 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
República de Angola
Ministério da Educação
Colégio Carla Alexandra

TEMA:
O Potencial Hidrico e a problemática da Água

Nome:
Número:
Turma:
Sala:
Classe:
Docente:

Luanda, ao 01 de Julho de 2012

Índice


Introdução 3
OS COMPONENTES DO POTENCIAL HÍDRICO: 4
AS RELAÇÕES HÍDRICAS DAS CÉLULAS VEGETAIS: 4
Estrutura e Propriedades da Água 5
Processos de Transporte deÁgua 6
Conclusão 8
REFERÊNCIAS 9

Introdução
O potencial hídrico reflete o estado termodinâmico da água, ou seja, a energia livre que as moléculas de água possuem para realizar trabalho. O conhecido processo da osmose é dependente de um gradiente de potencial hídrico
A atividade bioquímica do protoplasma é mais influenciada pelo estado termodinâmico da água que pela quantidade total de águaque contém. O estado termodinâmico da água numa célula vegetal pode ser comparado com o potencial químico da água pura e a diferença expressa em termos de energia potencial.
Uma maneira prática de conhecermos o estado hídrico duma planta é através da medição do seu potencial hídrico (representado pela letra grega psi - Y), que é o trabalho necessário para elevar a água ligada ao nível potencial daágua pura (Lancher, 1995).
A água só se move espontaneamente duma zona de potencial químico mais elevado para uma zona de potencial químico mais baixo. À medida que a água se move ao longo do gradiente do seu potencial químico, liberta energia livre, de modo que este fluxo tem a capacidade de realizar trabalho.

OS COMPONENTES DO POTENCIAL HÍDRICO:

O potencial hídrico total pode serrepartido em vários componentes. Destes, um ou mais podem ser relevantes para um dado sistema: em que, Yp, Ym e Yg são os componentes devidos, prospectivamente às forças osmóticas, de pressão, métricas e gravitacionais. O termo Yp, representa a pressão hidrostática da solução ou potencial de pressão. Pressões positivas elevam o potencial hídrico e as negativas reduzem-no. A pressão hidrostática positivano interior das células pode ser referida como pressão de turgescência (P) ou turgidez. O valor de Yp pode ser negativo, por exemplo no xilema, ou entre as paredes das células onde se podem desenvolver forças de tensão ou pressão hidrostática negativa
O termo Ym é designado por potencial métrico (Ym), é semelhante a Yp, excepto que a redução de resultar de forças existentes à superfície desólidos. Este componente pode ser muito importante quando se estuda o potencial hídrico de solos, sementes, paredes celulares, etc. A distinção entre Ym e Yp é até certo ponto arbitrária uma vez que é difícil decidir se as partículas são solutos ou sólidos, de forma que Ym é muitas vezes incluído em Yp (Jones, 1992).
A componente gravitacional, potencial gravitacional (Yg), resulta de diferenças naenergia potencial devidas a uma diferença na altura do nível de referência, sendo positivo se o nível estiver acima do nível de referência, e negativo se estiver abaixo:

AS RELAÇÕES HÍDRICAS DAS CÉLULAS VEGETAIS:
As células vegetais funcionam como osmómetros com um compartimento interno, o protoplasto, envolto pela membrana plasmática semipermeável, isto é, à água impermeável aos solutos. O graude Sem permeabilidade duma membrana a qualquer soluto é dada pelo coeficiente de reflecção (s), que varia entre 0 para uma membrana completamente permeável, a 1 para uma membrana perfeitamente semipermeável. Uma vez que a água permeia facilmente a membrana plasmática, o potencial hídrico dentro das células equilibra-se com o ambiente circundante dentro de segundos, ainda que seja preciso maistempo para todas as células num tecido se equilibrarem com uma solução exterior .
Outra característica importante das células vegetais é que estão encaixadas numa parede celular relativamente rígida que resiste à expansão, permitindo, assim, que se gere uma pressão hidrostática interna. Os componentes do potencial hídrico que são relevantes numa célula vegetal são os potenciais osmótico e de...
tracking img