O pensamento marxista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“O PENSAMENTO MARXISTA”
Max weber, sociólogo alemão nasceu em Erfurt, na Turíngia, em 21 de abril de 1864. Ele é considerado um dos mais importantes pensadores modernos. Fundou a disciplina chamadasociologia da religião, fazendo um estudo comparado da história da economia e da história das doutrinas religiosas. Para Weber, o objetivo da sociologia é o sentido da ação humana individual que deveser buscado pelo método da compreensão. As suas teorias exerceram grandes influências sobre as ciências sociais a partir da década de 1920. São famosas suas teses a respeito das relações docapitalismo com o protestantismo, pois procurou investigar a influência das doutrinas religiosas no campo econômico e, em particular, na formação do espírito capitalista. Segundo esse sociólogo, a sociedade nãoé algo superior aos indivíduos, como para Durkheim. Para ele, a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais reciprocamente referidas.
OBJETO DA SOCIOLOGIA:
Eledefine como objeto da sociologia a ação social, ou seja, quando o indivíduo pratica qualquer ação orientando-se pela ação de outros. Ao se estabelecer uma relação significativa, teremos relações sociais.Nem toda ação será social, mas apenas aquelas que impliquem alguma orientação significativa visando a outros indivíduos. Weber afirma que podemos pensar em diferentes tipos de ação social,agrupando-os de acordo com o modo pelo qual os indivíduos orientam suas ações: Tradicional, efetiva, racional com relação de valores e racional com relação a afins.
O MÉTODO DE WEBER:
Para Weber não épossível a neutralidade total do cientista em relação à sociedade, porque outros cientistas podem apresentar construções teóricas diferentes para explicar as formas de ações sociais que não se aplicam nomesmo modelo dele e também porque estas mesmas formas dependem das escolhas pessoais que devem ser feitas visando aos aspectos da realidade que se quer explicar. Na concepção de Weber, os fatores...
tracking img