O pensamento iluminista e o desencantamento do mundo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O pensamento iluminista e o desencantamento do mundo
Resenha:
O iluminismo foi movimento que ocorreu no século XVIII, denominado como “Século das Luzes”, o de iluminar as“trevas” em que se encontrava a sociedade européia dos regimes absolutistas. Esse movimento era baseado no antropocentrismo (o homem e não Deus como centro), em oposição à ideologia emvigor no período medieval, que era voltada para o teocentrismo (Deus como centro do universo). O iluminismo era um portador de uma ideologia revolucionária, que transformou amentalidade humana com uma única alternativa entre o bem e o mal.
O Iluminismo introduzia a problemática da secularização no momento em que as ordens religiosas eram questionadas,além de denunciar as intromissões e injustiças promovidas pela instituição na política dos Estados. Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nosideais de liberdade, igualdade e fraternidade. Como marco principal dessa nova visão de mundo surgiu à revolução francesa, esta Revolução se diferenciaria das demais evoluçõesliberais ocorridas. A Revolução francesa inaugurou um novo paradigma em que o homem tomaria novos rumos na sociedade

Conclusão:
Conclui-se por meio desta resenha que o pensamentoiluminista surgiu com o intuito de romper ideias medievais em que Deus estaria no centro trazendo então o homem ao centro. A revolução francesa com o lema de liberdade, igualdade efraternidade foi o marco principal desse novo paradigma uma mudança do antigo/novo. O pensamento dos iluministas deu sentido a modernidade com formas de pensamento trazidas pelopensamento liberal tendo o homem saído de um mero expectador dos acontecimentos, agingo como protagonista da história.

Bibliografia
http://www.revista.ufal.br/criticahistorica
tracking img