O pensador

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
O Pensador

O Pensador (em francês: Le Penseur) é uma das mais famosas esculturas em bronze do escultor francês Auguste Rodin. Retrata um homem em suposta meditação, determinado a transcender seusofrimento através da poesia. Ele é a representação de um homem de seus quarenta anos, idade de Rodin quando criou a forma original; sentado, com a cabeça baixa, apoiada em sua mão direita.Originalmente chamado de “O Poeta”, a peça era parte de uma encomenda de um futuro Museu de Arte Decorativa em Paris para criar um portal monumental baseado nas passagens da obra “Divina Comédia” deDante Alighieri, repleto de desespero e drama. Coroando a porta, haveria uma figura humana de 72 centímetros de altura: o Pensador original.



Cada uma das estátuas na peça representava um dospersonagens principais do poema épico. Logo, O Pensador originalmente procurava retratar Dante em frente aos Portões do Inferno, ponderando seu grande poema. A escultura está nua porque Rodin queria umafigura heroica à la Michelangelo para representar o pensamento assim como a poesia.




Rodin fez a primeira versão da escultura por volta de 1880. A primeira estátua em escala maior foiterminada em 1902 e tornou-se propriedade da cidade de Paris graças a uma contribuição organizada pelos admiradores de Rodin e foi colocada em frente ao Panteão em 1906.



As obras que podem terinspirado Rodin a fazer O Pensador são:

Lorenzo de Medici, de autoria de Michelangelo e


Ugolino e seus filhos, de Carpeaux.

Em 1922, a escultura foi levada para o Hotel Biron, hoje transformado noMusée Rodin. Mais de vinte cópias da escultura estão em museus pelo mundo, além da escultura presente na tumba de Rodin e sua esposa. Algumas destas cópias são versões ampliadas da obra originalassim como as esculturas são de diferentes proporções.





O próprio autor, ao comentar sua escultura, destacava a importância de seus detalhes: “O que faz meu Pensador pensar é que ele pensa não...
tracking img