O papel do terceiro setor na questão do desenvolvimento regional e local

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2584 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG






O PAPEL DO TERCEIRO SETOR NA QUESTÃO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL E LOCAL
















GURUPI – TO
MAIO DE 2012





O PAPEL DO TERCEIRO SETOR NA QUESTÃO DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL E LOCAL





Trabalho apresentado ao Centro Universitário UNIRG como parte de requisitos para obtenção de notas na disciplina

Orientador:Gilberto Amorim















GURUPI – TO
MAIO DE 2012




SUMARIO

1) Baseado no artigo estabeleçam definições para: 4
Desenvolvimento 4
Desenvolvimento Regional 4
Desenvolvimento local 4
2) Retirem as idéias centrais dos itens” Terceiro Setor” e “Instituições do Terceiro Setor” e as transcrevam para o papel. 5
Terceiro Setor 5
Instituições do Terceiro Setor 74) Em poucas palavras descrevem a conclusão da autora. 12


O papel do terceiro setor na questão do desenvolvimento regional e local.

1) Baseado no artigo estabeleçam definições para:

Desenvolvimento

Processos em que uma população se somam aos do governo para melhorar as condições sociais, econômicas e culturais da comunidade, procurando integrá-las na vida do país, permitindo-lhescontribuir plenamente para o progresso social.

Desenvolvimento Regional

A teoria do desenvolvimento regional estava restrita à teoria da localização das atividades econômicas e seus desdobramentos.
1. De forma alternativa foi introduzida a variável inovação tecnológica como o elemento central na dinâmica econômica e no crescimento.
Ao longo das décadas de 1940 e 1950, a noção de pólo decrescimento ou desenvolvimento, explicando as razoes do processo de concentração e o papel das empresas líderes, indústrias motrizes e chaves(capazes de gerar efeitos de encadeamento e integração) no processo de crescimento regional e local.

Desenvolvimento local

As mudanças ocorridas no mundo: o neoliberalismo, a globalização, a perspectiva do Estado mínimo – segundo a qual o Estado reduzsuas funções na gestão de programas sociais, transferindo ao mercado essa tarefa.
Esse enfrentamento entre o local e o global suscitou a necessidade de haver um desenvolvimento endógeno (de baixo para cima).
O termo “desenvolvimento” inclui o aspecto econômico e social, trabalhando
com as diferentes visões de sociedade (ocidentais, orientais, indígenas...).
É importante observar que o conceitode local ainda está em construção. Local não é necessariamente igual a município. Pode ser município, comunidade ou microrregião.

2) Retirem as idéias centrais dos itens” Terceiro Setor” e “Instituições do Terceiro Setor” e as transcrevam para o papel.

Terceiro Setor

O Terceiro Setor é uma expressão traduzida do inglês ("Third Sector") e faz parte do vocabulário sociológico corrente nosEstados Unidos. No Brasil, começa a ser usada com naturalidade por alguns círculos ainda restritos.
O surgimento do Terceiro Setor teria origem, de um lado, na incapacidade dos outros dois setores. O Primeiro Setor – Estado – pelo seu gigantismo e ineficiência, teria esgotado a sua possibilidade de atender e lidar com as crescentes necessidades sociais das populações mais necessitadas; e oSegundo Setor – Mercado – que tem como objetivo fundamental o lucro, seria incapaz de incorporar uma agenda que dissesse respeito a questões sociais e ambientais.
Nos anos 50, vivíamos uma situação conceitualmente semelhante ao que vivemos hoje. Todos sabiam o que era Primeiro Mundo, o conjunto dos países capitalistas avançados; todos sabiam o que era Segundo Mundo, a área socialista; e havia algomais, uma realidade nova em formação que não era nem uma coisa nem outra. A essa realidade emergente chamou-se então Terceiro Mundo. No momento inicial, no entanto, quando nos referíamos ao Terceiro Mundo afirmávamos uma idéia de diferença, de autonomia, de independência em relação aos dois primeiros mundos já claramente estabelecidos. Essa referência parece oportuna “na medida em que essa idéia de...
tracking img