Aquecimento global

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1306 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Resumo Aquecimento Global

A diferença entre “efeito estufa” e “aquecimento global”:

A energia do Sol, ao atingir a superfície da Terra, transforma-se em calor, que é irradiado para a atmosfera, mas não se dissipa de todo. Uma parte desse calor não atravessa a camada de gases-estufa, ficando aprisionado na atmosfera. Sem essa camada a envolver a Terra, a temperatura média na suasuperfície seria de cerca de - 19ºC. Graças ao efeito estufa, ela é de 15ºC.

Muitas vezes, efeito estufa é confundido com aquecimento global. Embora relacionados, são fenômenos diferentes. O efeito estufa é um processo natural, sem o qual a vida no planeta estaria comprometida, pois ele seria cerca de 34º mais frio. O aquecimento global, por sua vez, é a intensificação do efeito estufa, provocando aelevação da temperatura média da Terra.

Resumindo:
• O efeito estufa é um fenômeno natural: os gases que compõem a atmosfera retêm no planeta parte do calor proveniente da energia solar incidente na superfície terrestre;
• Devido ao aumento da concentração de gases-estufa – como o dióxido de carbono, liberado pelas indústrias, veículos, queimadas florestais e agropecuária, esse calor épotencializado e se torna prejudicial, provocando o aquecimento global.

A figura a seguir apresenta as diversas fontes de gases que contribuem para o aquecimento global:


LEGENDA:
1 - Os oceanos se aquecem, liberam vapor-d’água, que contribui para o aquecimento da atmosfera.
2 - Navios queimam combustível fóssil.
3 - Florestas devastadas.
4 - Dióxido de carbono liberado pela aeronave.
5 - Caloraprisionado pelo excesso de dióxido de carbono.
6 - Cerca de 30% da radiação infravermelha volta para o espaço.
7 - Radiação solar (calor) absorvida pela Terra.
8 - Fábricas liberam dióxido de carbono.
9 - Superfície da Terra irradia calor (radiação infravermelha) de volta para a atmosfera.
10 - Calor aprisionado pelo dióxido de carbono.
11 - Queima de combustíveis fósseis e emissão deveículos automotores.
As principais conseqüências das mudanças climáticas globais
Os relatórios do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas) são alarmantes e traçam um cenário, para os próximos 100 anos, cheio de dificuldades relacionadas às mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global. De acordo com o relatório do IPCC as principais conseqüências são:

1. Derretimento dasgeleiras das montanhas e das calotas polares
A evidência mais óbvia do aquecimento global é que a temperatura média da atmosfera aumentou em 0,74ºC de 1906 a 2005 e poderá elevar-se em 6,4ºC até o final do século 21. Esse aumento provoca o derretimento do gelo nos pólos e nas altas montanhas. O relatório do IPCC indica que algumas áreas do globo já perderam áreas congeladas e que entre o ano de2070 e 2100 todo o gelo do Pólo Norte estará derretido durante o verão. Se isso ocorrer, vários animais, como o urso polar, serão extintos.

2. Elevação do nível dos oceanos e mudança dos ecossistemas marinhos
O derretimento do gelo provocará mudanças significativas nos oceanos, como redução da salinidade, aumento da acidez e sua elevação (de 1906 a 2005 o mar já subiu 30 cm, pelo menos, e até2100 o nível médio dos oceanos deverá subir mais 59 cm).
Foi observado aumento na temperatura das águas oceânicas a até 3 mil metros de profundidade, modificando as condições de vários ecossistemas marinhos, aumentando a umidade do ar e alterando a dinâmica da circulação atmosférica. Em alguns lugares as chuvas podem diminuir, como na Amazônia e no sertão nordestino, e em outros podem aumentarmuito, como talvez ocorra nas regiões Centro-Oeste e Sul do Brasil.

3. Refugiados ambientais
Com o aumento do nível dos oceanos, acredita-se que o número de refugiados climáticos vai ser elevado, algumas ilhas do Pacífico serão inundadas e sua população terá de ser deslocada. Bangladesh (na Ásia) provavelmente apresentará uma das piores catástrofes da história da humanidade (por sua grande...
tracking img