O papel do tecnologo em radiologia como gestor no setor de bioimagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 42 (10448 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

No âmbito da radiologia houveram avanços bastante significativos, sobretudo no que se refere à ampliação e qualificação da atenção dada aos pacientes e usuários dos serviços. Um destes avanços foi um maior cuidado com a formação dos profissionais que lidam, diretamente com a prática no setor de bioimagem. Este profissional é o Tecnólogo em Radiologia.
Mesmo sendo, umprofissional que vem galgando espaço aos poucos, na área de saúde, já nota-se a sua importância, sendo, no entanto, necessário compreender a atuação destes profissionais no gerenciamento e das atividades do serviço de radiologia e diagnóstico por imagem. Além disso, o Tecnólogo em Radiologia deve estar atento às normas legais de proteção, no exercício de seu trabalho, assegurando, desta forma,os cuidados com sua saúde, com a saúde do cliente, de seus auxiliares e de terceiros. Isto se deve ao pouco conhecimento, por parte de pessoas leigas, em relação a este profissional, sendo que pouco se observa na atuação deste profissional, quanto ao mercado de trabalho, sendo que suas funções, por vezes são confundidas com as funções do Técnico em Radiologia, este ainda não é reconhecido nomercado de trabalho, dificultando, dessa forma, sua inserção na radiologia e no diagnóstico por imagem. Trabalhos como este, são importantes por darem visibilidade ao perfil e as competências estabelecidas na formação deste profissional, ressaltando a questão do gerenciamento de atividades em seus setores de atuação.
Isso significa dizer que novas possibilidades com relação à gestão dosserviços de radiologia e diagnóstico por imagem na especialidade da radiologia convencional, uma vez que observa-se uma carência expressiva ao que tange o processo de gestão nesta área do conhecimento. Assim, ampliadas as oportunidades de atendimento, assistência e atuação, tem-se um diferencial tanto para a população quanto para o próprio profissional.
Neste momento é importante colocar quedeve-se compreender e modificar a ideia de que gestão em saúde significa, busca de diferenciais, de aprimoramentos, de conhecimentos, de qualidade, de priorizar prevenção e promoção de saúde, administrar recursos e gerar qualidade de vida. As demandas que o mundo contemporâneo impõe ao mundo do trabalho fazem com que se criem novas configurações para os profissionais. Especificamente os da área desaúde, indo além da preocupação com seus clientes/pacientes, ampliando a visão tradicional, e estendendo sua área de atuação à administração e gestão de seus colaboradores.
Para Pedro e Olivieri (2008), esta ampliação na tarefa dos profissionais de saúde, parece complexa demais, sobretudo para aqueles que jamais se depararam com tais conceitos em sua formação profissional. Esta mudança noperfil profissional, já é uma realidade e é uma prática que vem acontecendo naturalmente. Dentre as mudanças ocorridas, está a inclusão da gestão dos serviços, por profissionais da própria área, sendo assim o profissional em sua formação globalizada precisa compreender o fator gestão como sendo importantíssimo e imprescindível na diferenciação de sua carreira, através do desenvolvimento do espíritoempreendedor.
Desta forma, Chiavenato (2007) aponta algumas variáveis, que segundo o autor, é de fundamental importância o domínio destes aspectos, para o administrador, nos dias atuais. São elas: Tarefas – Excelência operacional que se traduz em produtos e serviços de alta qualidade; Estrutura – Integração e articulação interna de recursos e competências; Pessoas – Participação,envolvimento, engajamento; Tecnologia – infra-estrutura tecnológica como base para informações e operações; Ambiente – Foco no mundo dos negócios onde se situam clientes; Competitividade – Foco em competências e em resultados sustentáveis.
Dentre estas variáveis apontadas, sem sombra de dúvidas, mesmo estas sendo colocadas no mesmo patamar de relevância, a gestão no setor de saúde, mais que...
tracking img