O papel do professor-tutor como mediador pedagógica no contexto da ead.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O PAPEL DO PROFESSOR-TUTOR COMO MEDIADOR NO CONTEXTO DO EaD



Autor: SILVA, Alice Alves[1]
Orientadora: Profa MSc BARNI, Edí Marise[2]







Resumo



O presente trabalho se propõe apresentar o papel do professor-tutor como mediador no contexto da educação à distância. Todas as funçõesinerentes ao profissional serão analisadas para compreensão de sua relevância e importância reconhecendo assim a necessidade do tutor ter um bom preparo para exercer a função, para isso, será necessário conhecer as dificuldades encontradas, que formam barreiras no aprendizado, desestimulando o estudante a prosseguir até a conclusão do curso. Conhecer as competências do professor–tutor para buscarsoluções e criar mecanismos de atração fazendo com que o aluno aprenda com hábitos de estudos variados através de métodos diversificados em cursos EaD, e não desista no meio do caminho desestimulado pela falta de apoio, uma vez que esta modalidade flexibiliza horário, espaço e local para o estudo com uso de tecnologias e importantes ferramentas para uma aprendizagem mais completa, o aluno precisa sentirsegurança ao buscar esse apoio no tutor, pois o professor-tutor será o incentivador para a escalada do aluno que almeja chegar ao topo com segurança. Para isso, precisa estar bem preparado para exercer de forma competente, o seu papel de tutor durante todo o processo de ensino-aprendizagem.


Palavras-chave: Educação a Distância; tutoria; funções do tutor.




Introdução:Vivemos em uma sociedade conhecida hoje como sociedade de informação. Verificamos claramente as transformações na organização do trabalho, na produção, nos mecanismos de relacionamento social e no acesso à informação. Os professores que atuam na educação à distância desempenham múltiplos papéis e ao contrário do senso comum, são imprescindíveis para o sucesso na aprendizagem do aluno.
Acomplexidade no processo de ensino-aprendizagem na modalidade a distância reside na interação entre professores, tutores, ferramentas tecnológicas e alunos.
Este estudo dirigiu seu foco para a função exercida por um professor-tutor, bem como as habilidades inerentes à profissão, a formação necessária, as dificuldades encontradas para exercê-la com competência, conquistando resultados positivos, bemcomo a compreensão do que é preciso para ser um bom professor-tutor. Para essa compreensão, será necessário analisar os principais objetivos do trabalho em relação ao tema e ao título:
. Reconhecer a educação à distância como um mecanismo de aquisição de conhecimentos de forma mais acessível e reformulada na atualidade, usando técnicas modernas para formação educacional.

. Analisar ascontribuições da educação a distância para a diminuição das desigualdades de oportunidade de formação profissional inicial e continuada.

. Reconhecer os principais aspectos conceituais, teóricos e práticos que devem fazer parte da formação do tutor de EaD e as competências que precisa possuir para atuar em cursos realizados na modalidade à distância e semi-presencial.

Como o EaD aindaé uma área de pesquisa sempre em construção, justifica-se todo e qualquer debate sobre o assunto com o objetivo de construir conhecimento em torno dessa moderna modalidade de ensino em ascensão. Justifica-se também pela importância em conhecer, através da literatura e mídia, as funções do tutor para uma prática eficaz da função, reconhecendo a importância da ética na educação escolar, a cooperaçãoe respeito para com os alunos, compreendendo a relação entre as modalidades de EaD em todos os direcionamentos.

Este artigo foi elaborado a partir dos resultados de uma pesquisa bibliográfica informativa através de informações referenciais publicadas em documentos impressos e hipertexto – hipermídia, como novas interfaces textuais digitalizados, buscando enfocar as habilidades...
tracking img