A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR-TUTOR NO ENSINO A DISTÂNCIA

3574 palavras 15 páginas
A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO PROFESSOR-TUTOR NO ENSINO A DISTÂNCIA

Fabiana Tramontin Bonho1
Luz Mary Padilha Dias2

RESUMO
Este artigo trata do tema tutoria e o ensino a distância, o qual nos dias atuais representa um papel muito importante por ser uma nova modalidade de ensino. Neste trabalho visamos aprofundar conhecimentos acerca da função do professor tutor, que é de grande valia nessa nova modalidade de educação. Apresentaremos as características do EAD, analisaremos o papel do professor tutor, identificando a sua importância no desenvolvimento do conhecimento do aluno EAD, pois a ele cabe mediar todo o desenvolvimento do curso. Nesse sentido, o Tutor deve ter conhecimento naquilo que vai ensinar, e principalmente ser formado nessa mesma área de atuação. Além disso, é essencial que ele tenha facilidade de comunicação, dinamismo, criatividade, liderança e iniciativa para realizar com eficácia seu papel.

PALAVRA-CHAVE: Professor. Tutor. Ensino a distância.

INTRODUÇÃO

A Educação a Distância teve seu crescimento acentuado neste século, está associada à era da informação e da tecnologia, hoje vista com uma inovação no contexto educacional, trazendo uma nova visão de ensino e quebrando paradigmas tradicionais. Ela tem como principal ferramenta a internet.

Segundo Litwin (2001), a Educação a Distância é uma modalidade que tem buscado conciliar o uso das tecnologias ao processo educacional, com o intuito de ampliar a possibilidade de educação.

Assim nesta modalidade atual, destacamos o papel do professor-tutor, uma das figuras mais importantes no Ensino a Distância, destacando-se por ser o mediador, o facilitador da aprendizagem e de todo o processo de ensino.

Este artigo abordará o papel do professor tutor, suas competências, as suas funções e também como ele deverá estar atuando na construção do conhecimento e assim na efetividade dos processos de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, o trabalho visa destacar a importância do professor

Relacionados