O papel do professor no processo de prevenção das doenças escolares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Michele Joia da Silva

Nos últimos anos vem se falando muito de inclusão, termo este “usado” de forma incorreta, uma vez que o mesmo, não se refere somente à crianças com síndromes, paralisias,deficiência física, entre outros, que tanto ouvimos falar. Mas também, inclui, como o próprio termo se refere àquele aluno com dificuldade escolar, de aprendizagem, que não consegue aprender a ler aescrever, ou até mesmo, é distraído, toda hora se “perde na aula” etc.

Mas para falarmos de inclusão, antes de tudo, é importante referir-se ao professor como peça fundamental neste processo difícile árduo de prevenir, ou mesmo ‘remediar” uma dificuldade de aprendizagem. Vamos falar de forma clara, que não somos formados para tal, uma vez que quando estudamos, na Escola Normal, não aprendemostécnicas para auxiliar estes alunos, no processo de aprendizagem e na assimilação de conteúdos. Precisamos estar cientes de que não fomos capacitados para tal fim, para podermos enxergar a real dimensãodo que temos que aprender e promover para fazer a diferença.

Atendo clinicamente várias crianças que apresentam tais dificuldades escolares e que, na maioria dos casos, não passam de dificuldadesfamiliares, emocionais, ou até da própria escola em que o aluno está inserido, de perceber que o mesmo, não se enquadra em determinada metodologia ou forma de apresentar os conteúdos como a escolaoferece. È importante lembrar que todas as pessoas, seres humanos, são adaptáveis a qualquer tipo de situação, mas na área cognitiva, é importante ressaltar que toda criança deve aprender de forma lúdicae prática. Então, não haverá adaptação, uma vez que, com idade de pura energia, queiramos que o aluno aprenda sentado, o dia todo, sem pararmos de falar e cuspir giz.

O professor, chave que abreas portas dos olhos, vê seus alunos na interação, percebe as diferenças no dia a dia. A família deve respeitar suas observações, uma vez que só observa a criança em determinados grupos, como...
tracking img