O papel do professor no processo de ensino e aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1352 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

stela barros machado

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

Breves
2012

stela barros machado

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Eixo temático: O trabalho do pedagogo nos espaços educativos

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para asdisciplinas de Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Processo Educativo no Contexto Histórico e Teoria Geral do Conhecimento.
Profs. Bernadete Strang, Carlos Eduardo de Souza Gonçalves, Marcia Bastos e Okçana Batini.
Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias
Tutor(a) de sala: Manuelle Espíndola

Breves
2012
Introdução

Este trabalho tem como objetivo, destacar conhecimentos adquiridosatravés de estudos relacionados à educação e as formas de ensino que ela nos possibilita.
De forma clara e objetiva, a importância da escola juntamente com sua função e a didática utilizada nas práticas docentes é retratada, exemplificando os métodos que o professor utiliza no processo de ensino e aprendizagem em seu dia-a-dia, o que torna explícita a diferença entre um professor e outro, já que comos vários métodos existentes os professores se diferenciam bastante.
Este é um trabalho que estuda questões de caráter educacional e mostra a importância que as escolas, os professores e até mesmo as famílias, tem na formação do aluno.

A educação e suas formas, metódos e épocas

A escola tem a importante função de formar cidadãos, preparando-os para a vida em sociedade. Cabe a ela através de seusconteúdos, formar e informar alunos de forma que os mesmos possam participar ativamente de questões culturais, políticas e sociais, entre outras.

A escola é uma instituição social com objetivo explícito: o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem dos conteúdos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes, e valores) que,aliás, devem acontecer de maneira contextualizada desenvolvendo nos discentes a capacidade de tornarem-se cidadãos participativos na sociedade em que vivem. http://www.drearaguaina.com.br/projetos/funcao_social_escola.pdf

É na escola que o aluno inicia todo seu processo de cidadania e uma futura vivência como profissional na sociedade, ao mesmo em que ela auxilia a família no processo educativo e deboa conduta do aluno, atuando como uma segunda casa para os mesmos. Sua figura é de grande importância na vida de crianças, jovens e adultos, pois, ela promove o contato com pessoas de diversas classes, raças e religiões, mostrando-lhes assim um mundo de diferenças e possibilidades.
Dentro da função da escola surge o papel do professor, que é a peça-chave no processo de ensino e aprendizagem e quecom suas estratégias atua como elo de transmissão de conteúdos e valores ao aluno, é ele quem vai selecionar e organizar os conteúdos, promovendo atividades, desafios e perguntas que visem uma melhor compreensão, desenvolvendo assim capacidades e habilidades mentais que possam ser usadas tanto nas tarefas de classe, quanto na prática do dia-a-dia.

Ao professor compete a promoção de condições quefavoreçam o aprendizado do aluno, no sentido de o mesmo compreender o que está sendo ministrado, quando o professor adota o método dialético; isso se torna mais fácil, e essa precisa ser a preocupação do mesmo: facilitar a aprendizagem do aluno, aguçar seu poder de argumentação, conduzir ás aulas de modo questionador, onde o aluno - sujeito ativo, estará também exercendo seu papel de sujeitopensante; que dá ótica construtivista, constrói seu aprendizado, através de hipóteses que vão sendo testadas, interagindo com o professor, argumentando, questionando em fim trocando ideias que produzem inferências. http://www.drearaguaina.com.br/projetos/funcao_social_escola.pdf

Por isso faz-se necessário o uso de uma boa didática, para que o professor garanta à seus alunos um aprendizado de...
tracking img