O papel do orientador escolar. (artigo)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2596 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL – ISETED.
CURSO: PÓS EM GESTÃO, ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR.
DISCIPLINA: ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
PROFESSOR (A): JOSEYLZA LIMA FELIPE
ACADÊMICO: ANTONIO WILES DA SILVA PEREIRA
Palavras chave:
Orientador Educacional, Ética Profissional e O Papel do Orientador
Resumo:
Este artigo tem como objetivo mostraro papel do Orientador Educacional dentro da escola que por muito tempo vem sendo mais de pai e mãe de alunos do que o de Orientador propriamente dito. Segundo alguns autores que norteiam esta pesquisa irão mostrar o verdadeiro papel do Orientador: sua história, a ética profissional e seu papel em suma, mostrarão um pouco do trabalho que será desenvolvido com clareza e seriedade, esperamos mostrarum resultado satisfatório no fim deste, com a determinação, a maturidade e o desejo de que sejam alcançados os objetivos propostos no planejamento do Orientador Educacional. Para que esse trabalho se concretize será realizada uma pesquisa bibliográfica. .
1. Introdução
O olhar crítico para a história da humanidade revela, com muita clareza, que nenhuma sociedade se constitui bemsucedida, se não favorecer, em todas as áreas da convivência humana, o respeito à diversidade que a constitui. Nenhum país alcança pleno desenvolvimento, se não garantir, a todos os cidadãos, em todas as etapas de sua existência, as condições para uma vida digna, de qualidade física, psicológica, social e econômica. A educação tem nesse cenário, papel fundamental, sendo a escola o espaço no qualdeve favorecer, a todos os cidadãos, o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de competências, ou seja, a possibilidade de apreensão do conhecimento historicamente produzido pela humanidade e de sua utilização no exercício efetivo da cidadania.
É no dia-a-dia escolar que crianças e jovens, enquanto atores sociais tem acesso a diferentes conteúdos curriculares, os quais devem serorganizados de forma a efetivar a aprendizagem. Para que este objetivo seja alcançado, a escola precisa ser organizada de forma a garantir que cada ação pedagógica resulte em uma contribuição para o processo de aprendizagem de cada aluno. O presente artigo tem como objetivo divulgar a importância do papel do Orientador Educacional dentro da escola, oportunizando que todos sejam beneficiados com umtrabalho de extrema necessidade nos dias atuais.
2. Um Pouco de História
Os objetivos da orientação educacional eram mais claros e precisos quando a mesma abordava a área de psicologia, á partir do momento em que houve mudança no enfoque.
Da orientação, dando ênfase nos aspectos sociológicos os mesmos deixaram de ser claro e precisos, sendo isto confirmado em leique apresenta para a orientação uma diversidade de objetivos em suas atribuições.
Em outras palavras, devido a densidade de atribuições e funções, algumas vezes o orientador a ser visto como fora da esfera pedagógica tendo a orientação educacional colaboradora do processo pedagógico, observamos sua atuação hoje, atendendo nossos para paradigmas das ciências humanas e as novasnecessidades do mundo moderno de forma clara e transparente.
O passado nos mostra a orientação educacional com um conceito terapêutico psicologisante. O ponto X da questão agora não é mais o ajuste do aluno á escola, família ou sociedade e sim para formação do cidadão. Existe, portanto, a necessidade de inserirmos uma nova abordagem de Orientação voltada à construção de um novo cidadãoproposto a participar de forma mais consciente e comprometido com seu tempo e sua gente.
É também seu papel partir de uma Orientação voltada para o indivíduo e chegar a uma Orientação coletiva, participativa e contextualizada.
Podemos direcionar um novo paradigma para a Orientação Educacional, procurando compreender e ajudar o aluno inserido em seu próprio contexto, com...
tracking img