O papel do orientador educacional nos dias atuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NOS DIAS ATUAIS
Ana Claudia Pantoja Coutinho Portela
Gabriele Cristina Alves de Sousa Coutinho
RESUMO
Este artigo aborda questões relacionadas à atuação do Orientador Educacional dentro do espaço escolar e o que diferencia dos demais gestores desse ambiente. Com isso, qual o seu papel frente às dificuldades apresentadas no que diz respeito à indisciplina dosdiscentes, e ao ensino-aprendizagem. Qual o seu papel para deixar o seu local de trabalho harmonioso. E como o campo da orientação educacional está compromissado com os atores da escola e comunidade, sempre mostrando dentro da escola qual sua intenção de trabalho e quais os benefícios de sua atuação.

ABSTRACT
This article addresses issues related to the role of Educational Supervisor withinthe school environment and what differentiates you from other managers in this environment. Thus, what is your role with the difficulties presented in relation to the discipline of students, and teaching and learning. What is your role to keep your harmonious workplace.







Introdução

Uma escola para ter qualidade precisa que os atores trabalhe em conjunto, porém, com suasespecificidades e cada um fazendo o seu papel, assim, contribuindo de forma coesa e direcionada. Por isso este texto retrata a atuação da Orientação Educacional dentro do contexto escolar e com a comunidade. Segundo Heloísa Lück (1991), “Planejar a Orientação Educacional implica delinear o seu sentido, os seus rumos, a sua abrangência e as perspectivas de sua atuação. Vale dizer que esse planejamentoenvolve antes de tudo, uma visão global sobre a natureza da Educação, da Orientação Educacional e de suas possibilidades de ação”. Com isso, busca-se com este artigo esclarecer dúvidas a respeito do papel e função da Orientação Educacional na escola.




1. O seu papel dentro do contexto escolar

A orientação educacional visa o aluno, e o seu papel é de acompanhar o desenvolvimento de tal emparceria com o professor, buscando ajudar em suas dificuldades e orientar quanto às atitudes adequadas a serem tomadas a respeito dos comportamentos. Porém, é visto em realidades que essa prática é deturpada, servindo o orientador como apaziguador de questões indisciplinares, e não um orientador.
Segundo LUCK (1992), são funções do orientador educacional:
• Auxiliar na organização e realização daproposta pedagógica;
• Auxiliar o educando quanto a seu autoconhecimento (vida intelectual e emocional);
• Trabalhar para estabelecer na escola um ambiente de alegria e confiança;
• Procurar trazer a família para cooperar de maneira mais eficiente e positiva na vida do educando;
• Realizar observações e entrevistas pessoais com os alunos e seus familiares;
• Participar do processo de avaliaçãoescolar e recuperação dos alunos.
O orientador está na escola para somar com os demais profissionais, comprometendo-se com a formação permanente de valores, éticas, questões pessoais e emoções. Harmonizando o espaço com ações de intervenção, articulando estudos para os responsáveis quanto ao compreender das indisciplinas escolares e que a família é de suma importância para o processo deensino-aprendizagem. Pois, o orientador é um educador e toda ação educativa tem por objetivo educar. Segundo Lídia Maria Kroth:
“Se a escola é uma instituição que tem por finalidade ensinar bem à totalidade dos alunos que a procuram, Orientador Educacional têm por função fundamental mobilizar os diferentes saberes dos profissionais que atuam na escola, para que a escola cumpra a sua função: que os alunosaprendam.”
A orientação educacional tem por objetivo ativar o gosto dos alunados pelo estudo, com projetos e intervenções dentro do aspecto bio-psico-social, pois ela não deve envolver-se em ocorrências que acontecem entre discentes e docentes, que seja de grau pequeno, porque são considerados até certo ponto naturais, assim deixando o regente da turma resolver, ele criará respeito mútuo e...
tracking img