O orientador educacional no ambiente escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3850 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O ORIENTADOR EDUCACIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR

RESUMO

As relações escolares nos últimos anos, em virtude das modificações econômicas, sociais e culturais, resultam em novas demandas e desafios na educação e, consequentemente, em novas necessidades no que concerne ao aluno. Nesse sentido, destaca-se a relevância da existência do orientador educacional no ambiente escolar. Assim, o ensejo desteartigo é apresentar à sociedade a importância do trabalho desse profissional na escola, como mediador no processo de ensino-aprendizagem. Objetiva-se contribuir para a conscientização da necessidade do serviço de Orientação Educacional nas escolas, demonstrar a história dessa profissão, bem como a importância da mesma na integração entre escola, família e comunidade. Enseja-se, também, promoverdiscussões acerca do tema entre os profissionais da educação.

Palavras-chave: Educação, aluno, orientador educacional, escola, família.

ABSTRACT

EDUCATIONAL ADVISOR IN THE SCHOOL ENVIRONMENT

These relations in recent years because of economic changes, social and cultural rights, resulting in new demands and challenges in education and, consequently, new requirements regarding thestudent. In this sense, the relevance of the existence of the guidance counselor at school. Thus, the opportunity of this paper is to present to society the importance of this professional school, as a mediator in the process of teaching and learning. It aims to contribute to the awareness of the need for educational guidance services in schools, demonstrate the history of this profession and itsimportance in the integration between school, family and community. Entails is also promoting discussions about the topic among professional educators.

Keywords: Education, student, educational advisor, school, family.

INTRODUÇÃO

As leis brasileiras fazem obrigatória a orientação educacional nas escolas. Na maior parte dos casos, os orientadores educacionais são consultores para a Direção einterlocutores entre os pais, o aluno e a escola. Disciplinam o estudante, reúnem-se e discutem problemas didáticos e disciplinares com os professores e com os pais do aluno, aplicam e interpretam testes padronizados, promovem eventos que estimulam o relacionamento interpessoal e aconselham o encaminhamento a psicólogos e psiquiatras dos casos de desvios mais complexos.
Villon (1994) diz que otrabalho do orientador educacional deve ser o de propiciar a aproximação entre a escola e a comunidade, desvelando os papéis e a influência que diversas instituições, tais como clubes, indústrias, comércios locais, associações etc. exercem na comunidade. Preconiza a liberdade de extrapolar o espaço escolar indo em rumo à comunidade escolar. A autora evidencia, desta forma, que o campo de atuação doorientador educacional não se limita à microestrutura escolar.
Assis (1994) apresenta a importância do papel do orientador educacional como corresponsável pela aprendizagem dos alunos. Questiona as práticas docentes envolvendo os aspectos didático-pedagógicos, tais como, metodologia, avaliação, relação-professor-aluno, objetivos, conteúdos e mostra a necessidade de que os docentes conheçam ereflitam sobre o real significado da existência da escola e sua função social.
Embora atrelada às políticas educacionais vigentes nos diferentes momentos históricos, a orientação educacional no Brasil tem cumprido os papéis que dela eram esperados; muitas vezes a favor do sistema excludente e poucas vezes carregada de ousadia no sentido da emancipação das camadas populares.
A escola é, desde assuas origens, um espaço privilegiado de formação e aprimoramento do ser humano. Nela trabalham vários profissionais com a incumbência de fomentar, além da aprendizagem dos temas de estudo, a construção do caráter, da personalidade e do espírito cívico. O Orientador Educacional é um desses profissionais.
Nesse sentido, este artigo apresenta uma discussão crítica sobre a especificidade do trabalho...
tracking img