O ORIENTADOR EDUCACIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR

3308 palavras 14 páginas
O ORIENTADOR EDUCACIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR

RESUMO

As relações escolares nos últimos anos, em virtude das modificações econômicas, sociais e culturais, resultam em novas demandas e desafios na educação e, consequentemente, em novas necessidades no que concerne ao aluno. Nesse sentido, destaca-se a relevância da existência do orientador educacional no ambiente escolar. Assim, o ensejo deste artigo é apresentar à sociedade a importância do trabalho desse profissional na escola, como mediador no processo de ensino-aprendizagem. Objetiva-se contribuir para a conscientização da necessidade do serviço de Orientação Educacional nas escolas, demonstrar a história dessa profissão, bem como a importância da mesma na integração entre escola, família e comunidade. Enseja-se, também, promover discussões acerca do tema entre os profissionais da educação.

Palavras-chave: Educação, aluno, orientador educacional, escola, família.

INTRODUÇÃO

As leis brasileiras fazem obrigatória a orientação educacional nas escolas. Na maior parte dos casos, os orientadores educacionais são consultores para a Direção e interlocutores entre os pais, o aluno e a escola. Disciplinam o estudante, reúnem-se e discutem problemas didáticos e disciplinares com os professores e com os pais do aluno, aplicam e interpretam testes padronizados, promovem eventos que estimulam o relacionamento interpessoal e aconselham o encaminhamento a psicólogos e psiquiatras dos casos de desvios mais complexos.
Villon (1994) diz que o trabalho do orientador educacional deve ser o de propiciar a aproximação entre a escola e a comunidade, desvelando os papéis e a influência que diversas instituições, tais como clubes, indústrias, comércios locais, associações etc. exercem na comunidade. Preconiza a liberdade de extrapolar o espaço escolar indo em rumo à comunidade escolar. A autora evidencia, desta forma, que o campo de atuação do orientador educacional

Relacionados

  • Manual de monografia
    29034 palavras | 117 páginas
  • como fazer trabalho academico
    28490 palavras | 114 páginas