O papel do gestor de rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2148 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO TECNOLÓGICO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

O PAPEL DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES

BOA VISTA – RR
2011
ALUNOS

O PAPEL DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho apresentado como requisito de avaliação da disciplina Fundamentos da Administração, do Curso Tecnológico de Gestão de Recursos Humanos,oferecido pela Universidade Paulista.

Orientador: Prof.

BOA VISTA – RR
2011

“Ser líder não quer dizer ter capacidade para resolver tudo e assumir todos os problemas á nossa volta. Os problemas sempre existirão. Se forem solucionáveis, temos de resolvê-los. Se não temos condições de resolvê-los, precisamos aceitar nossas limitações, mas jamais gravitar na órbita deles”.Augusto Cury

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5
1. HISTÓRICO DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS 6
2. O PAPEL DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS NAS ORGANIZAÇÕES 8
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13

INTRODUÇÃO

A área de gestão de Recursos Humanos de algum tempo pra cá, evoluiu de um simplesdepartamento de pessoal para estar associada à área que administra toda a força de trabalho de uma organização e indo além, tornando-se responsável por toda infraestrutura oferecida aos colaboradores de uma organização possam desempenhar de forma satisfatória suas funções.
Falar do papel do gestor de recursos humanos nas organizações é desenvolver políticas de gestão que tenham como foco odesenvolvimento do ser humano como pessoa, profissional e cidadão.
Os contínuos desafios, consequência dos elevados níveis de competitividade com que se defrontam as organizações nos últimos anos, exigem uma nova dinâmica de gestão, onde os recursos humanos que as integram se assumem como o seu principal elemento diferenciador.
Partindo deste estudo, o presente trabalho visa abordaro papel do gestor e sua importância nas organizações, mencionar as principais ações desenvolvidas pelos gestores de RH, bem como, identificar os requisitos necessários para atuar neste campo.
O Gestor de Recursos Humanos tem sido um dos elementos responsáveis pela excelência das organizações bem-sucedidas e pelo aporte de capital intelectual que simboliza, mais do que tudo, a importância dofator humano em plena Era da Informação.

1. HISTÓRICO DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

A escola das Relações Humanas tem origem no movimento de oposição à teoria clássica da Administração de Fayol e da Teoria da Administração Científica de Taylor. A ênfase na estrutura e nas tarefas foi substituída pela ênfase nas pessoas. Nas teorias anteriores, o homem era visto apenas como uminstrumento a fim de proporcionar à organização um melhor resultado. Por isso era necessário que houvesse, por parte do homem, um bom preparo físico e mental para conseguir executar suas tarefas a contento e com a qualidade, eficiência e agilidade necessárias. Nesse aspecto, a área de RH, que nessa época em nada se assemelhava com o RH da teoria posterior, passa a exercer um papel fundamental na empresa, deautoridade e poder, bastante temido pelos trabalhadores de modo geral.
Com o surgimento da teoria das relações humanas, mudam então um pouco a visão autocrática e radical da área de RH, originada nas teorias da administração cientifica e clássica, que substitui o então homo economicus pelo homo social. Nesse aspecto, a área de RH passa a sofrer constantes pressões por mudanças,contribuindo assim para o surgimento de movimento contrário às teorias anteriores.
Esse movimento iniciou-se com os estudos desenvolvidos pelo cientista social Elton Mayo na fábrica da Western Eletric Company entre 1927 e 1932, com o propósito inicial de analisar a influência da iluminação no ambiente de trabalho na eficiência dos operários, medida pelo nível de produção dos mesmos.
Os...
tracking img