O papel do gestor cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (677 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Papel do Gestor Cultural¹

As condições para o surgimento da gestão cultural como campo profissional começam a ser tecidas a partir do intenso processo de globalização e estabelecimento de redestecnológicas e comunicacionais pelo mundo. Embora este processo tenha sido iniciado já na segunda metade do século XX, pode-se dizer que no Brasil é apenas em meados da década de 80 que as discussõessobre a gestão cultural começam a tomar corpo.
A partir deste período, o país adentra no processo de criação de suas instâncias públicas de cultura (o Ministério da Cultura é criado em 1985) e iniciaa institucionalização de secretarias e fundações estaduais de cultura. Paulatinamente, tem-se a constituição de um mercado de trabalho de produção e gestão cultural, ao mesmo tempo em que se observaa sistematização das fontes de financiamento à cultura.
Essa reflexão acerca dos primeiros marcos para a constituição desta área como profissão, leva à compreensão de que é um campo de trabalhoextremamente recente, e que ainda encontra-se em fase de estruturação e consolidação, não só no Brasil, mas também em outros países, com maior ou menor amadurecimento.
Para discorrer acerca do papel dogestor cultural, é necessário um exercício de delimitação da atuação deste profissional, já que se sabe que as possibilidades de ocupação de postos de trabalho são bastante variadas. Este é um setorprofissional que pode atuar tanto em âmbito do poder público e da incitativa privada, quanto em âmbito do terceiro setor, inserido em ONGs, OSCIPs e Organismos Internacionais, os quais estão cada vez emmaior abrangência e expansão no mercado cultural.
No âmbito do Poder Público, o gestor cultural tem possibilidades bastante desafiadoras e com alta carga de responsabilidade. Isso porque ele atua naformulação e gestão das políticas públicas de cultura, na elaboração de programas e ações que irão pautar a atuação das instituições públicas de cultura, no fortalecimento e consolidação dos atuais...
tracking img