Principais acidentes nucleares.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O mundo acompanhou a recentemente os esforços do governo japonês para conter a liberação de radiação ocorrida na Central nuclear da cidade de Fukushima, após as usinas nucleares daquela cidade, teremsofrido explosões devido ao terremoto que abalou a cidade em 11 de março de 2011. Atualmente, no mundo, existem mais de 400 usinas nucleares em operação, a maioria delas nos Estados Unidos, França,Inglaterra e países do Leste europeu.
A Agência Internacional de Energia Atômica divulgou uma lista com os piores desastres nucleares já ocorridos no mundo.
Chernobyl, 1986 – o acidente ocorreu em26 de abril de 1986. Ainda hoje é considerado o pior acidente nuclear da história, tendo recebido a classificação 7, nível máximo na escala da Agência Internacional de Energia Atômica. A Radiação quevazou do reator número 4 da usina de Chernobyl foi 200 vezes maior do que das bombas de Hiroshima e Nagasaki juntas. Cerca de 200.000 km² de terra foram contaminados. A estimativa é de que cerca de 4mil pessoas devem ter morrido de câncer na Bielo-Rússia, Ucrânia e Rússia.
Three Mile Island, 1979 – O maior acidente nuclear da história dos EUA ocorreu no dia 29 de setembro e atingiu o nível 5 naescala Internacional de Eventos nucleares da usina de Three Mile Island, perto de Harrisburg, capital da Pensilvânia. Após a quebra da bomba de água de um reator, problemas mecânicos e falha humanalevaram ao super aquecimento do combustível nuclear.
Fukushima, 2011 - O acidente em uma central nuclear na cidade de Fukushima, no Japão, após o forte terremoto que atingiu o país no dia 11 de março,foi classificado como de nível 4 na escala que vai de 0 a 7. Esta foi a primeira vez que o Japão confrontou uma ameaça significativa de radiação desde os ataques com bombas atômicas em Hiroshima eNagasaki, em 1945, que resultaram em mais de 200 mil mortes.

Kyshtym, 1957 - No dia 29 de setembro, uma falha no sistema de refrigeração do compartimento de armazenamento de resíduos nucleares...
tracking img