O papel do filosofo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1140 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O papel do filosofo .

1) Segundo Sócrates, qual o papel do filósofo?
Para ele o papel do filósofo é sempre questionar sobre tudo o que acontece a suavolta e nunca pensar que já sabe de tudo, ele consiste em procurar a clareza e a verdade.

2) Como podemos entender a afirmação de Sócrates de que "a vida sem reflexão não vale a pena ser vivida"?
Ele achava que todos nós deveríamos ser responsáveis por nossos atos e assim, assumir a responsabilidade de viver a vida de uma forma correta e coerente, e que também, se você não parar pararefletir em cada momento de sua vida em cada decisão que você toma não vale a pena você continuar a viver!

3) Como Sócrates responde as acusações que lhe são feitas?
Dirige aos homens palavras que contestam o enriquecimento sem virtude, afirmando que a riqueza deverá vir através da virtude. Digo- lhes, homens que me executaram, que o castigo recairá sobre vocês logo após minha morte, muito maisatroz que o castigo que me impõem, e que o resultado será bem diferente de que vocês imaginam.

Sócrates e as leis de Atenas .

4) Por que segundo Sócrates é importante ouvir as leis de Atenas?
Sócrates gostava tanto de Atenas quanto de suas Leis, eis porque ofilósofo prefere não colocar a sua existência acima da existência da justiça, pois diante do grande Tribunal do Hades quer se pôr e permanecer justo, sem necessitar de dar explicações ao injustificável,e defendia as leis pois achava que ela fazia bem ao Estado.

5) Quais os argumentos que as leis de Atenas contrapõem a proposta de Críton para que Sócrates fuja para o exílio?
Sócrates nãoaceitou a proposta de Críton, pois preferia pagar uma multa ao Estado, mesmo que fosse muito alta,pois segundo as leis de Atenas,Sócrates agiu contra as lei de seu país,que prevê igualdade e os mesmos direitos para todos.

6) A condenação de Sócrates tendo sido injusta, permite que ele escape da sentença de morte e fuja para o exílio, como quer Críton, ou a fuga significa responder a umainjustiça com outra? Qual o argumento de Sócrates a esse respeito?
Sim, mais Sócrates não queria ir sem o consentimento do Estado, porque na sua opinião estaria prejudicando aqueles a quem menos deveria prejudicar.


O mito de Epimeteu.

7) Qual o sentido do mito de Epimeteu e Prometeu?
Mostrar como cada ser da terra tem uma habilidade especial mais que nenhum as tem por completo então somos todos seres especiais mais não há nenhum Deus entre nos.

8) Como Platão caracteriza, nesse mito, a natureza humana em relação a dos animais?
Frágil quando se fala de qualidade física, mais fortequando se fala de qualidades racionais.
9) Por que foi necessário que Prometeu roubasse o fogo divino?
Porque Epitemeu não distribuiu adequadamente as qualidades e para que o homem não ficasse um animal desequipado: nu, descalço sem cobertas e desarmado (um animal indefeso) ele roubou o fogo divino para compensar.

10) Qual a importância e o papel da ciência para os seres humanos?Desenvolver conhecimentos para aprimorar sua sobrevivência.

11) Por que não devemos considerar a política como uma ciência, isto é,um saber especializado? Você concorda com isso?
Sim, porque para haver política tem que haver um grupo de pessoas com pensamentos diferentes, questionamentos diferentes e não uma coisa concentrado em uma única pessoa

12) Que conseqüências teria para a cidade a...
tracking img