Avc e a relação com a síndrome de locked-in em o escafandro e a borboleta.

333 palavras 2 páginas
AGES FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS BACHARELADO EM ENFERMAGEM

WENDEL FREN COSTA DOS ANJOS

AVC E A RELAÇÃO COM A SÍNDROME DE LOCKED-IN EM O ESCAFANDRO E A BORBOLETA.

Artigo cientifico apresentado no curso de Enfermagem da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Eletiva e Fundamentos de Enfermagem no Vº período B, sob a orientação da professora Alecsandra Viduedo.

Paripiranga- BA Junho de 2010. *Wendel Fren Costa dos Anjos

1. RESUMO
Baseado na obra O Escafandro e a Borboleta relatamos a relação da historia apresentada no livro com a de uma paciente observada, que sofre de diabete e hipertensão vitima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral) há três anos, decorrente da alteração do fluxo de sangue ao cérebro, perdendo o movimento de todo o lado esquerdo do corpo a paciente encontra-se acamada sob os cuidados de uma enfermeira particular, sendo submetida a outros tipos de tratamento medico, alem de manter uma alimentação balanceada com realização de exames periódicos. Vendo sua vida mudar de sentido de forma rápida a paciente apresenta um quadro depressivo e vê a sua vida passa da janela de seu quarto sem nada mais poder fazer.
PALAVRAS-CHAVES: Vitima de AVC; Acamada; Paralisia do lado esquerdo do corpo. 2. INTRODUÇÃO
Transtornos vasculares cerebrais é um termo utilizado para designa uma anormalidade funcional do sistema nervoso central, que ocorre quando o suprimento sanguineo normal do celebro se desorganiza. Dentre esses transtornos deve-se ressaltar o acidente vascular cerebral (AVC), sendo este o principal transtorno vascular cerebral, devido ao seu alto grau de incidência e a gravidade que essa patologia apresenta. O AVC é presentemente uma das principais causa de óbito no mundo, além de ser um dos principais agentes que causa incapacidade duradora. Esse fato pode ser observado através da vida do paciente relatado no livro o

Relacionados

  • O escafandro e a boboleta: um olhar sob o enfoque da acp
    6846 palavras | 28 páginas
  • Analise Filme Escafandro e a Borboleta
    721 palavras | 3 páginas
  • O escafandro e a Borboleta
    1683 palavras | 7 páginas