O papel do assistente social na pastoral da criança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1326 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O papel do Assistente Social na Pastoral da Criança

Dária Leite Ubirajara1
Laiana Alves Marques2

Resumo

O objetivo deste estudo é mostrar o novo papel do Assistente Social, após o movimento de reconceitualização de 1979. Mostrar a atuação desse profissional junto às organizações do terceiro setor, ONG estudada é a Pastoral da Criança.
Palavras chave: Assistente Social. Pastoralda Criança. Reconceitualização.
Introdução:
Este trabalho é um artigo cientifico; dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Foi elaborado com o objetivo de mostrar como esta atuando o Assistente Social, na atualidade, e desvincular a imagem do profissional do Serviço Social da imagem do assistencialismo, que tanto perdurou ate os meados de 1979
.Através desse estudoevidenciou-se o trabalho do assistente Social dentro das ONGS; e o objeto de estudo foi a Pastoral da Criança que e uma ONG social ecumênica, ligada a CNBB (confederação Nacional dos Bispos do Brasil).
O estudo foi elaborado através de pesquisa na internet e também verificando os arquivos da ONG. Ficou evidente que dentro da Pastoral da Criança o Assistente atua como um agente que busca para asfamílias assistidas meios pelos quais as mesmas possam exercer a sua cidadania;, garantindo a todos os assistidos os seus direitos de cidadãos assegurados pela constituição federal.
O movimento de Reconceitualizaçao do serviço Social.
O serviço social no Brasil e recente se for contado a partir da quebra dos conceitos conservadores e a implantação das novas ideias do movimento dereconceitualizaçao de 1979.
As ideias do movimento de reconceitualização surgiram amparadas no meio acadêmico, basicamente nos cursos de ciências sociais, que estavam aprofundando os estudos das teorias de Karl Marx, também sofria influencia das comunidades eclesiais de base que tinha o teologia da libertação em voga na época., No mesmo interim surgia o Partido dos Trabalhadores( PT);Paulo Freiredominava os fóruns sobre educação, os sindicatos estavam se organizando por categorias, havia o fortalecimento dos movimentos grevistas; e em quase todos esses movimentos tinham assistentes sociais nas bases. Amparados por esses movimentos e inspirados no momento politico que o pais vivia, foi que as ideias de mudanças no Serviço Social cresceram.
O movimento que ate então era apenas ideias, teve seusignificado claro no III congresso de Serviço Social em 1979, nesse congresso ficou conhecido como o dia da virada, da ruptura com o conservadorismo. Nesse congresso as autoridades do governo que tinham sido convidadas para compor a mesa foram substituídas, pelos representantes das entidades de classes que estavam presentes, ali evidenciou quais parceiros e rumos os profissionais do serviçotomariam a partir daquele congresso, e a quem queriam defender.
Iniciou-se uma ampla reforma no Serviço Social, começando pelo curso, onde foram introduzidas novas disciplinas, trocaram as direções das instituições que representavam a categoria dos assistentes sociais.
Diante das desigualdades causadas pelo sistema capitalista, o Assistente Social e aquele que acredita na mudança. E aquele que nomeio de um sistema desigual e explorador ousa lutar por justiça social, pois acredita na construção de uma nova ordem social.
O objeto de trabalho do Assistente Social é a questão social, produzida pela retenção de capital nas mãos de poucos.
O Assistente Social trabalha principalmente em organizações do primeiro setor, que e o estado. Nas organizações estatais pode atuar nas áreas: da saúde,educação, e Assistência Social. Dentro do segundo setor atua nas empresas privadas, onde assume o desafio de romper as praticas de exploração e alienação imposta pelo sistema vigente. Dentro do terceiro setor esta as ONGS cuja função principal dentro destas instituições e romper as ideias assistencialistas e paternalistas que existem em torno de instituições filantrópicas. Dentre as ONGS que...
tracking img