Estudo da realidade territorial da comunidade do alto maron

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL V

ALBA CELESTE SOARES VIEIRA AMORIM

ESTUDO DA REALIDADE TERRITORIAL DA COMUNIDADE DO ALTO MARON

VITÓRIA DA CONQUISTA BA
2012
ALBA CELESTE SOARES VIEIRA AMORIM

ESTUDO DA REALIDADE TERRITORIAL DA COMUNIDADE DO ALTO MARON

Trabalho apresentado ao Curso: SERVIÇO SOCIAL da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina:Estágio Curricular Obrigatório I.

Coordenadora do curso: Profª Adarly Rosana M. Goes.
Supervisora de Campo: Jaciara Amorim Oliveira Silva
Orientadora Acadêmica: Vanessa Cristina M.Fernandes

Vitória da Conquista BA2012


INTRODUÇÃO
O profissional do Serviço Social tem uma competência peculiar, que é conhecer a realidade social na qual o usuário está inserido e, as expressões das questões sociais, que o atinge. Por isso, o trabalho de estudo da realidade territorial é um instrumento técnico que permite a aproximação doprofissional à comunidade, em uma análise da conjuntura, que possibilita a retificação das estratégias e diretrizes a serem realizadas. Pois, não é possível agir com eficiência quando não se conhece a realidade que se apresenta.
Estamos falando do Serviço Social como uma profissão que tem por base uma ação contínua sobre um conjunto de situações, em um determinado momento histórico, que está envolvidapor atos decisórios, ordenados em momentos definidos e baseados em conhecimentos teóricos, científicos e técnicos. Somos desafiados por uma complexidade de problemas que exigem de nós não apenas reparações e arranjos institucionais, mas, sobretudo conhecimento profundo de sua origem e desenvolvimento no campo das relações sociais, políticas, econômicas e culturais e da intenção dos que os abordam.A cidade de Vitória da Conquista- BA possui uma estrutura compatível com sua população, sendo a terceira maior cidade da Bahia. Possui um comércio forte e muito dinâmico; contando com grande número de empresas, além de um shopping Center de tamanho médio. O pujante comércio abrange todo o centro-sul da Bahia além do norte de Minas Gerais, influenciando uma população aproximada de pouco mais dedois milhões de pessoas, o que coloca a cidade entre os cem maiores centros urbanos do país.
O município tem uma população, conforme o IBGE, em 16 de outubro de 2011, de 310.129 habitantes, Etnias: Cor/Raça Percentagem: Parda 56,8%; Branca 32,4%; Preta 10,1%; Amarelo 0,4% e Indígena 0,1%.densidade e 0,1 hab./km². Possui um dos PIBs que mais crescem no interior desta região 3.142 677,000IBGE/2009, um PIB per capita de R$ 10 133,45 IBGE/2009 e IDH de 0,708 médio PNUD/2000. Capital regional de uma área que abrange aproximadamente oitenta municípios na Bahia e dezesseis no norte de Minas Gerais. Tem a altitude, nas escadarias da Igreja Matriz, de 923 metros podendo atingir mais de 1.000 metros nos bairros mais altos, como a Comunidade do Alto Maron, por exemplo. Possui uma área de 3.743 km².Abordaremos no corpus deste trabalho, o estudo territorial da Comunidade do Alto Maron.

A COMUNIDADE DO ALTO MARON

Em junho foi dado início ao Projeto de Extensão do Estágio Supervisionado I, no Espaço Territorial/Comunidade Alto Maron do município de Vitória da Conquista- BA.
Esse processo é uma atividade curricular obrigatória, que configura a partir da inserção do aluno no espaçoinstitucional/territorial, com o objetivo de promover uma ação investigativa, através da leitura da realidade. De acordo Machado (2000):
“Fazer uma leitura da realidade significa desvendá-la, limpando-a de estereótipos, preconceitos, ideologias”. Significa construir o real no pensamento, realizando um movimento dialético onde as conclusões abstraídas do real retornam a ele para reiniciar o...
tracking img