O papel da escola e do professor na aprendizagem do aluno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1384 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR NA APRENDIZAGEM DO ALUNO
A escola é uma das instituições mais importantes de nossa sociedade por favorecer, entre outros aspectos, o crescimento intelectual, profissional e social do ser humano. É através dela que adquirimos mais conhecimentos para serem aplicados no dia-a-dia, no qual os professores serão os nossos intermediadores desse aprendizado, tãoquestionado no cotidiano.
Com o avanço da modernidade, as pessoas preocupam-se mais em desenvolver a educação na escola, buscando cada vez mais chamar a atenção do aluno, para que este encontre prazer e satisfação em participar ativamente no processo de aprendizagem, porque assim ele estará fazendo parte de sua própria socialização.
A escola se tornou um direito que todos têm, mas que nem todosusufruem, devido as mais variadas situações sociais que nós encontramos ao longo dos tempos. A escola é o local onde se possibilita uma aprendizagem de saber, de socializar-se, de haver um crescimento intelectual, de abrir uma oportunidade de visão para o futuro.
Além disso, a escola tem uma função importantíssima perante a sociedade, pois ela vai direcionar o aluno a alcançar seus objetivos, sejam elesprofissionais, afetivos, intelectuais ou de socialização com o mundo. Vai desenvolver os conhecimentos adquiridos, valorizando a cultura diferenciada das ciências estudadas e vivenciadas pela humanidade, propiciando um saber diversificado de idéias e concepções, transmitindo isso através de suas metodologias, ciências aplicadas, seguindo ou não um modelo sistematizado.
A escola precisa favorecerum aprendizado, um conhecimento, um desenvolvimento para o futuro, mas que tenha qualidade para que o aluno tenha múltiplas oportunidades em sua vida, seja profissionalmente, socialmente entre outras, mostrando as suas mais variadas capacidades.

Devemos inferir, portanto, que a educação de qualidade é aquela mediante a qual a escola promove para todos os domínios dos conhecimentos e odesenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis ao atendimento de necessidades individuais e sociais dos alunos (LIBÂNEO, 2005, p. 117)

Mas, afinal, qual a função social da escola? A Escola possui uma equipe pedagógica, cada qual com sua especialidade funcional onde estarão ligados diretamente ou indiretamente aos estudantes, terão também sua devida importância, na qualidade doensino na escola, não só na parte burocrática ou técnica, mas, também, dará suporte, incentivo, e reconhecimento ao professor que possivelmente terá um bom desenvolvimento no ensino-aprendizagem do aluno.
É preciso que todos que trabalham na instituição tenham uma união, um comprometimento. É isso, afinal, que determinará o sucesso ou fracasso da mesma, pois bons funcionários que mantêm certaafetividade e um bom atendimento para com os alunos contribuirão de maneira ainda mais intensa para a aprendizagem dos educandos, sentindo-se motivados até mesmo no cumprimento das normas e horários a serem cumpridos na escola. Afinal, a existência de um clima de harmonia entre todos, poderá ajudar significativamente no processo ensino-aprendizagem.
Por outro lado, embora se reconheça a importância doambiente para este processo, conforme aponta Costa (2000), muitos “professores chegam na sala cansados, desmotivados” e, diante disso, “não há nada que os atraiam [os alunos] a participar, que os desafiem a querer aprender.”
Muitos jovens não pensam que a educação é um processo importante em suas vidas. Mas a verdade é que, tanto na vida profissional quanto na emocional e afetiva, ela terá umaimportância imensa. Muitos pensam que a escola é apenas mais um local de encontros, conversas e possibilidade de namoro, e só passam a perceber a verdadeira importância quando são lançados no mercado de trabalho.
As famílias e a sociedade precisam ter uma união com as instituições educativas, porque hoje nota-se certo distanciamento das famílias com relação às escolas, sendo que a participação...
tracking img