O papalagui nunca tem tempo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Do lugar onde se simula a vida e dos seus muitos papéis
O lugar onde se simula a vida é o cinema, uma observação um tanto interessante, o cinema era uma cabana muito grande e lá dentro era muitoescuro, o barulho vinha por baixo da parede de modo que a vida era simulada na frente e embora um homem jogasse lá uma pedra não era capaz de acertar alguém que estivesse dentro da cabana, emborachovesse não era capaz de acontecer nada na cabana.
A grave doença de estar sempre a pensar
O Papalagui está sempre a pensar, pensa para não ficar estúpido, de modo que os homens se instruiam paradelimitar a altura de uma palmeira, o peso de uma noz de coco, os nomes de todos os chefes de uma tribo. Entretanto passava a vida a pensar, mas nunca prestava atenção nas coisas que mais precisava, enquantoqueria pensar sobre o sol, passava a vida escondido dele.


Nativas samoanas em foto de 1902
.
As muitas coisas que tornam o Papalagui mais pobre
Neste capítulo comenta sobre como o Papalaguiera capaz de ter tantos objetos e embora nunca os precisasse deles.
O Papalagui nunca tem tempo
Ao falar do tempo, o Tuiavii fica impressionado sobre como o Papalagui inventou uma máquina quecontasse o tempo, o relógio. O tempo era dividido em vários tipos, horas, minutos e segundos, conforme as suas partículas. E o Papalagui vive um drama a medida que percebe que o tempo passou, de modo queestá sempre a reclamar que não tem tempo. Esta pequena máquina é uma das que mais o deixou impressionado, porque trazia o seu motor na barriga, conforme ele descreve, e que ficava presa ao pulso. Que oPapalagui tem isso tão controlado que de tempo em tempo as pessoas podem comemorar um aniversário, que acontecem sempre depois de tantas luas e tantos sóis.
O Papalagui tornou Deus mais pobre
OTuiavii se impressiona com muitas coisas, entrentanto não é capaz de entender como o europeu substituiu Deus pelas coisas diárias. Entre estas coisas o Tuiavii não compreende porque um Papalagui se acha...
tracking img