O orientador educacional na sua pratica profissional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O orientador profissional na sua pratica CONSIDERAÇÕES FINAIS





Não se entende a educação apenas lendo reformas e leis, mas sim, ao entendermos o homem concreto, seusanseios, suas necessidades básicas e suas expectativas de uma sociedade justa e igualitária.



É importante reorganizar a escola como espaço de aprendizagem cooperativa, na qual osprofessores possam ir formando-se em um dialogo e em uma reflexão com os colegas. As atividades escolares necessitam de dispositivos de acompanhamentos, o que pode ser oferecido pelo Or.E.,no momento em que toda comunidade escolar entender suas atribuições, e essas, devem estar pautadas em uma base sólida entre teoria e prática.



Analisando a prática do Or.E, naperspectiva da teoria, também leva-se em consideração que cada comunidade escolar é única, sendo diverso em seu modo de ver o mundo, de agir em cada situação e de encarar acontecimentos deformas específicas. Tal ponderação deu resposta ao nosso problema, que foi o de saber qual a real função do Or.E - disciplinador ou mediador do processo ensino-aprendizagem.



Foipossível, visualizar uma serie de pressupostos sobre as temáticas apresenta possibilitado a parti das consultas em livros, artigos, textos e outros. Alcançando assim, respostas ao nossoobjetivo, o de Investigar sobre o trabalho do OE na comunidade escolar numa perspectiva mediadora e facilitadora do processo ensino-aprendizagem.



Assim, todos os autores aquicitados têm em comum o fato de que a escola deve ter clara a função do Orientador Educacional, assim como esse profissional deve ter clara suas atribuições dentro dessa comunidade escolar,para que seu trabalho realmente atenda a seu propósito que é de orientar alunos, pais e professores em relação ao aprendizado e as dificuldades que estes enfrentam nesse processo.
tracking img