O nome da rosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

Do ponto de vista do filme que hoje está sendo abordado, notamos que a história passa em um mosteiro na Itália Medieval. A idade média assistiu, em sua agonia um grande debate Filosófico Religioso. Perdido o equilíbrio do tomismo, o homem medieval caiu em dois extremos opostos.

De um lado os humanistas racionalistas Frei Guilherme de Ockham, um édito moderno. Tais humanistascultivaram o antropocentismo julgaram que graças Pa ciências e a técnica, o homem seria capaz de vencer todas as misérias do mundo, até criar uma era de grande prosperidade material e de completa felicidade natural.

De outro lado místicos com visão extremamente pessimista da realidade. Para eles o mundo era intrinsecamente mau e irredimível por ser obra de um DEUS perverso, distinto da divindade.Acreditavam que a razão humana era má e só seria desejável perder-se no nada divino.

No mosteiro, sete monges morrem estranhamente, isto aborda muito a violência.

Há também uma violência sexual, no qual mulheres se vendem aos monges em troca de comida e muitas vezes depois são mortas.

Movimentos ecléticos do século XIV, a luta contra a mistificação, o poder, o esvaziamento de valores pelademagogia, são mostrados em um cenário sangrento sobre a política da historia da humanidade.

Econômico

A trama do filme desenvolve-se num monastério da Itália medieval no ano de 1327, período marcado pela desintegração do feudalismo e formação do capitalismo na Europa Ocidental. Nesse período ocorrem importantes transformações na esfera econômica: verifica-se o crescimento do comérciomonetário; a burguesia alcança projeção social e alia-se ao rei; formam-se as monarquias nacionais representadas pelos reis absolutistas.

A consolidação política e econômica do mundo europeu fazia com que houvesse uma maior necessidade de desenvolvimento científico e tecnológico: na arquitetura e construção civil, com o crescimento das cidades e fortificações; nas técnicas empregadas nas manufaturas eatividades artesanais, que começam a se desenvolver; e na medicina e ciências correlatas. O saber técnico-científico do mundo europeu era nesta época extremamente restrito e a contribuição dos árabes foi fundamental para este desenvolvimento pelos conhecimentos de que dispunham de matemática, de ciências (física, química, astronomia, medicina) e de filosofia. O pensamento filosófico era marcado peloempirismo e materialismo. De um lado os humanistas cultivaram o antropocentismo que defendia que graças à ciências e à técnica, o homem seria capaz de vencer todas as misérias do mundo, até criar uma era de grande prosperidade material e de completa felicidade natural. Por outro lado os místicos com visão extremamente pessimista da realidade, fundamentavam-se na crença de que o mundo eraintrinsecamente mau e irredimível por ser obra de um DEUS perverso, distinto da divindade. Acreditavam que a razão humana era má e só seria desejável perder-se no nada divino.

O enredo do filme nos leva ao ano de 1327 da Europa medieval ( período histórico dominado pelo pensamento teológico, onde a igreja católica exercia um poder quase que absoluto nos campos econômicos, político e religioso). A áreade abrangência geográfica é o norte da Itália, espaço marcado por grande desenvolvimento intelectual, tendo como referência um mosteiro de monges Beneditinos, famoso por ser considerado um dos mais respeitados centros do saber, equiparado a outras instituições da época, por possuir estudiosos de renome no cenário europeu que atuavam em vários campos do saber ( pensadores, filósofos, teólogos,tradutores etc...). O momento econômico é caracterizado pelo feudalismo, onde a desigualdade em classes distintas se dava pela exploração agrária do trabalho humano; de um lado os senhores feudais ( duques, arquiduques , barões, reis, rainhas ) detentores da posse das grandes propriedades de terra; de outro lado camponeses que produziam as riquezas da elite feudal que por sua vez recebia enorme...
tracking img