O nome da rosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Plano de
Aula
Organização &
Planejamento
O planejamento das aulas segue a critérios básicos de organização e inter-relacionamento de seus componentes. A utilização de núcleos temáticos para articular uma seqüência de aulas é um recurso bastante profícuo, pois dá ao aluno a nitidez da sequenciação das aulas e ao professor a garantia que o trabalho será realizado de maneira que o alunocompreenda melhor os aspectos relacionados tanto ao tema quanto aos conteúdos relacionados a ele.
TemaPlano de AulaUnidade de Ensino
Tópico relacionado à disciplina de Português. Nela há 3 eixos que precisam ser articulados: análise lingüística, leitura e produção textual. Neste tópico são descritos os conteúdos que serão trabalhados na aula. Devem ser escolhidos articulando-os a outro tópicos, comoObjetivos e Unidade de Ensino (para Português). Este tópico relaciona-se a dois outros: Conteúdos, já mencionado, e a Metodologia. Em relação a este último, deve-se observar se a Metodologia
ConteúdosObjetivos
deve levar aos Objetivos determinados pelo professor(a). Os Objetivos são fruto da seleção dos conteúdos e da metodologia que você escolher
ProcedimentosMetodológicos
Deve-se pensareste tópico em função dos Objetivos, já mencionado anteriormente. Aqui tem que haver uma descrição detalhada da aula. Se for realizada alguma atividade, ela deve constar descrita neste tópico.
Materiais/RecursosDidáticos
Aqui devem estar descritos os materiais utilizados na aula (livro, xerox) e recursos didáticos como músicas, filmes, etc. Deve estar articulado ao tópico anterior ProcedimentosMetodológicos. Precisa estar descrita no tópico Procedimentos Metodológicos. Neste tópico devem estar expílícitos os instrumentos e critérios de avaliação. Os critérios devem estar relacionados aos Objetivos, ou seja, você pensará seus critérios em função dos objetivos que seus alunos alcancem. Pode contemplar uma hora/aula, duas ou até mesmo alguns dias. Estas previsões dependem da totalidade doplano de aula, da relação entre todos os tópicos.
Como fazer um plano de aula
Se tem algo que eu aprendi no meu quinto semestre na faculdade de Letras foi fazer plano de aula. Em pelo menos três das disciplinas, os trabalhos finais envolviam o planejamento utilizando a estrutura clássica Objetivos > Tópicos do Conhecimento > Cronograma de trabalho > Formas de Mediação > Recursos >Avaliação > Bibliografia.
Seguindo aquela ideia de sistematizar conhecimentos que andam espalhados e fragmentados pela web, esse artigo pretende detalhar todo o processo de elaboração de um plano de aula e algumas variações que podem ocorrer (dependendo da teoria pedagógica do orientador ou da universidade). No final do texto, está disponível para download, no formato PDF, um modelo de plano deaula feito por mim nesse semestre que passou, o qual vamos analisar ao longo desse artigo. Após lê-lo, não deixe de dar uma olhada no Curso de Planejamento de Ensino do Portal Cursos 24h, com ele eu aprendi diversos detalhes adicionais que sequer foram citados pelos professores universitários.
O que é e para que serve um plano de aula?
Para quem, como eu, está iniciando sua prática pedagógica,é muito importante ter bem claro tudo que se pretende fazer durante uma aula. Ter um plano detalhado que registre seus objetivos, a matéria que será trabalhada, o material utilizado, o que será feito e quanto tempo vai levar proporciona uma organização que pode ser a diferença entre uma aula bem sucedida ou não. Eu mesmo já achei tudo isso uma besteira, mas percebi na prática como a falta dessaorganização pode levar ao fracasso total.

Planos de aula de Português e Literatura
Os planos da área de Letras têm uma característica em comum que torna sua elaboração semelhante: eles costumam partir de um texto que o professor deseja trabalhar com a turma. A partir desse texto e dos temas que se desprendem dele, são buscados outros recursos — como músicas, vídeos ou imagens — a fim de tornar...
tracking img