O nome da rosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O nome da rosa: uma análise dos elementos formadores do Direito Canônico


O período da Baixa Idade Média foi marcado pela hegemonia da Igreja Católica no campo cultural, principalmente no queconcerne a educação. O filme O Nome da Rosa retrata o monopólio da Igreja sobre o conhecimento e as controversas medidas adotadas por essa instituição para manter o seu poder político, econômico ecultural, utilizando, inclusive, do Direito como objeto de legitimação.
O enredo do filme se desenvolve em um mosteiro onde acontece uma investigação de crimes misteriosos pelo personagem principalWilliam de Baskerville. O mosteiro funcionava como uma verdadeira fortaleza do conhecimento, pois os padres tinham o privilégio de saber ler e escrever e ainda o acesso às obras clássicas, incluindo asobras jurídicas do direito romano. A educação era para poucos, por isso ficou reservado aos padres o papel de traduzir essas obras e o saber contido nelas acabou por ser utilizado, entre outras funções,para fortalecer o Direito Canônico.
A formação e consolidação do Direito Canônico foi um processo intrínseco a centralização do poder na Igreja. Além de contar com a única forma escrita de Direito daépoca, impedia a difusão de conhecimentos que questionassem os seus dogmas com a publicação do Index Librorum Prohibitorum. As pessoas eram proibidas de ler os livros contidos nessa lista e também dedesenvolver atividades que pusessem em dúvida a infalibilidade das determinações da Igreja, sob pena de responder por heresia ao Tribunal do Santo Ofício da Inquisição. A história principal do filmeenvolve um livro proibido de Aristóteles, sobre o riso, que teve as suas páginas envenenadas para que não fosse lido. Outrossim, o personagem principal representa a chegada das ideias renascentistas ecomo elas foram inicialmente reprimidas. Em sua instalação no mosteiro, William esconde seus instrumentos de estudo do padre que o recepciona, com receio de que talvez fosse tido como vinculado a...
tracking img