O nome da rosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Uniesp


Diciplina: Introdução aos Estudos Históricos








Contextualização do Período em que Fernand Braudel
esteve na direção da Revista dos Annales e resenhas sobre a obra‘Mediterrâneo” e o Filme Mediterrâneo baseada na obra de Braudel.
























Aluna: Simone Guimarães Silva
Profº: Luiz Antônio









.A segunda geração,entre 1946 e 1968, conhecida como era de Braudel, o principal expoente do paradigma dos Annales, autor de várias obras que se tornaram clássicos como “O Mediterrâneo e o mundo mediterrânico na época deFelipe II”.
Note-se que é nesta monumental obra o autor situa a história em três tempos:
nos acontecimentos, que se inscreve no tempo curto; nas conjunturas, que segue um ritmo mais lento; emprofundidade, uma história estrutural, de longa duração, “que põe
em causa séculos”. Esta segunda geração foi marcada por regularidades, quantificação, séries, técnicas, numa abordagem estrutural, e compenetração do marxismo. Com isso, temos nesta fase a produção de grandes obras de história total, histórias sintéticas, com grande ênfase nos aspectos sócio-econômico, relacionadas ao meiogeográfico.Teve considerável influencia da Antropologia, com a criação da entidade interdiciplinar Maison dês Sciences de I’ Homme, onde passou a ter contato com intelectuais, como Pierre Bourdieu e Claude LéviStrauss. Tal contato com a Antropologia pode promover por parte de Braudel um trabalho voltado para o estruturismo.
Nessa fase também abre um campo de objetos, fortemente ligados a demografias e“civilizações”, porém com a permanência dos temas econômicos-socais. Temos como
exemplo o livro de Braudel, Gramática das Civilizações.
Ainda Reis, 2004, nos apresenta alguns temas desta fase: as moedas e acivilização;
a miséria e o banditismo; as reflexões sobre o equilíbrio demográfico; a educação nazista;
as migrações; a Idade Média e a história estatística; a França rural; os movimentos de...
tracking img