O nascimento da pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2202 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITARIO DO MARAJÓ-BREVES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E CIENCIAS HUMANAS
CURSO DE PEDAGOGIA – 2012 (NOTURNO)



PRODUÇÃO TEXTUAL: O NASCIMENTO DA PEDAGOGIA E OS MÉTODOS DE ENSINO

BREVES –PA
2012


PRODUÇÃO TEXTUAL: O NASCIMENTO DA PEDAGOGIA E METODOS DE ENSINO

Trabalho apresentado como pré-requisito avaliativo da disciplina “HistóriaGeral da Educação” do curso de pedagogia da Faculdade de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará – Campus do Marajó- Breves.
Profª M.Sc. Arlete Marinho Gonçalves

Breves - PA
2012
Produção textual
O nascimento da pedagogia deu-se no século VXII. Só a partir deste século é que a dimensão pedagógica foi objeto de consideração sistemática. Varios fatores contribuíram para ofato, entre eles a reforma de Lutero, a républica católica, entre outros. É consideravelmente, neste momento, que se acarreta a necessidade da estrutura organizada e completa de ensino.
Assim sendo, trata-se de surgir os tratados pedagógicos e a formação dos mestres. Em suma, a pedagogia marca o inicio de uma tradição, que perpetuará no tempo.
Vamos rever os principais marcas; Para J. Moreau:afirmava que toda sociedade educativa, visto que transmite as geração jovens uma tradição, costume, crenças, etc. Uma transmissão que se faz de maneira informal, visto que ninguém seja formalmente designado para tal tarefa . Já para os gregos é diferente, eles passam a interrogar a natureza, a sociedade se separarem da tradição.
Os gregos passam a questionar seus propios costumes, a refletir suapropia tradição e logo sua visão da verdade, da justiça e da beleza, e suas proprias maneiras de governar a cidade e educar as crianças. Já a didadica dos sofistas não consiste em mostrar aos outros um oficio aprendido por imitação e repetição, mas consiste, em ajudar o outro a aprender a e pensar, pois para eles “ o pensar é uma atividade que não se aplica exclusivamente a uma única ocupação mastodos os problemas da vida”
A republica de Platão (1966), a pedagogia é mais um tratado sobre a educação geral do que uma obra sobre a maneira precisa de ensinar e organizar a classe. Enfim, pode-se se deduzir que ensinar é uma coisa, mas escola é outra . Pode-se haver ensino mesmo sobre escola. A pedagogia não é a principal ocupação da idade média, pois aqui, os processos pedagógicos são poucosdesenvolvidos e limitam-se somente ao ler, copiar, comentar os outros clássicos.
O renascimento foi um momento importante na educação, mas ainda não foi aqui que deu-se o nascimento da pedagogia, pois estes tinham o defeito de limitar-se a doutrina, às grandes finalidades, visava principalmente á criticar a escolástica.
Em um breve resumo, podemos dizer, que mesmo que existam várias aquisiçõesno campo da educação a partir dos gregos, passando pela idade média e pelo renascimento, ainda não há pedagogia no sentido restrito da palavra. A sociedade tradicional educa seus povos, mas não estabelecem nenhuma reflexão pedagógica de ensino e nem de escola. Mesmo se os gregos inventam o ensino, não fazem a reflexão pedagógica avançar. Do mesmo modo, á idade média da nascimento a escola, mas nãofaz progredir a reflexão sobre a pedagogia. O renascimento favorece o fim da idade media e da escolástica mas também não tem preocupação pedagógica. Somente no século XVII é que aparece um discurso e uma pratica que se passa qualificar de “ Pedagogia”, É neste momento que surge algo de novo no que se refere ao ensino: o método, isto é, a pedagogia, que é a codificação de certos saberes própriosao decente, ou melhor, um conjunto de regras, de conselhos metódicos que não devem ser confundidos com os conteúdos a ensinar, e que são formulados para o mestre, a fim de ajuda-lo a ensinar o aluno para que este aprenda mais, depressa e melhor.
Podemos dar enfoque, que apesar do surgimento da pedagogia no século XVII, o modo de ensino ainda era precário, indo daquele docente-natural com...
tracking img