Se essa rua fosse minha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5538 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal da Bahia
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Disciplina: Antropologia Urbana
Docente: Lívio Sansone
Discente: Ana Emília Ataíde

SE ESSA RUA FOSSE MINHA:
A questão da escória e da higienização pública nos arredores do Campus de São Lázaro.

Salvador-BA
2011.2

SUMÁRIOINTRODUÇÃO..................................................................................3

OBJETO E PROBLEMA DE PESQUISA ..............................................4

SE ESSA RUA FOSSE MINHA ............................................................5

O Catador de Lixo.................................................................................10
O Edifício Prof. Severo Pessoa..............................................................12
As comunidades locais.........................................................................19

CONCLUSÃO...................................................................................20

CRONOGRAMA DE TRABALHO................................................................21

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA................................................................................22

Introdução

Estetrabalho tem por objeto de pesquisa a questão do lixo e da higienização pública nos arredores do Campus de São Lázaro, sobretudo, a maneira como são depositados os lixos nas calçadas, em acúmulos gigantescos de sujeira (domésticas; públicas; restos de construções; etc) demarcando uma diferença explícita de princípios básicos sociais, quanto à organização e disposição dos resíduos sólidos nos espaçosurbanos. A investigação parte da disciplina Antropologia Urbana, no período do segundo semestre do ano de 2011, e por meio do estudo etnográfico se observa o comportamento social destes pontos estratégicos nos arredores do Campus de São Lázaro, definido assim o lócus. Além dos dados empíricos, a pesquisa foi elaborada a partir de dados secundários, por exemplo, os planos de políticas e manejos deresíduos sólidos adotados pelo município de Salvador, de recurso visual para demonstrar tal realidade com base em imagens fotografadas, e com metodologia quantitativa.
A questão do lixo ultrapassa a deste lócus, sendo, porém, de interesse sua delimitação, para compreender o fenômeno do lixo que ocorre com frequência nos grandes centros urbanos, onde o controle é muito menor diante da grandeza deproblemas gerados pela complexidade das metrópoles, e cuja fiscalização e serviços prestados pela prefeitura não conferem uma legislação que obrigue a pessoa jurídica (em caso de condomínios) ou a pessoa civil a cumprir determinadas regras de boa conduta e convivência urbana. A pesquisa se realiza no sentido de tentar refletir e dialogar essa questão sem atribuir unicamente a responsabilidade aoórgão público ou ao cidadão, elevando o problema ao contexto das cidades que se encontram cada dia mais suja e abandonadas em sua higienização pública.
A Estrada de São Lázaro (rua Prof. Aristides Novis) é uma extensa via principal que possui uma via secundária (rua Prof. Severo Pessoa) e outra via lateral (rua Padre Camilo Torrend). Está situada no bairro da Federação, na cidade de Salvador,estado da Bahia. A rua Prof. Severo Pessoa, é a via secundária, e onde habita a população do Edifício Prof. Severo Pessoa que servirá também de referência para debater tal problemática. O Campus de São Lázaro esta localizado mais à frente nesta via principal, que não possui saída, dando no Largo da Igreja de São Lázaro. Nesse caso, os arredores seriam justamente a maneira como foi definida uma regiãoque está nas proximidades deste Campus. Na maior parte da via principal, a rua é limpa e não existe lixo depositado nas calçadas, porém, nesta via secundária partes das calçadas são verdadeiros depositários de sujeira e por isto se encontram quase sempre amontoados de lixo. A Estrada de São Lázaro, em seu lado sem saída, também apresenta uma deficiência em sua higienização pública.

OBJETO E...
tracking img